Fuga no presídio de Jequié: Presos cavam buraco para escapar

Sem título-105 presos fugiram do Conjunto Penal de Jequié no final da tarde de ontem (15). De acordo com um representante da categoria, os detentos estavam cumprindo pena no módulo de vivencia semi aberto II, respectivamente nas celas 01 e 13, de acordo com informações preliminares, os fugitivos conseguiram serrar as grades e cavar um buraco nos fundos do módulo e com duas cordas artesanais ¨teresa¨, desvencilharam-se do alcance da visão das câmeras de segurança da unidade e dos 02 agentes que revesavam-se para cobrir a vigilância dos mais de 100 internos.

A guarnição da Polícia Militar que fazia a segurança da unidade também não percebeu a fuga e não soube informar maiores detalhes, no entanto, diante das várias denúncias feitas aqui no site Jequié Urgente e demais veículos de comunicação da cidade, não é nenhuma novidade que situações como essa não estariam distante da realidade vivenciada ontem.

Falta de estrutura física: O presídio de Jequié está semi destruído pelos próprios internos, ação do tempo e desinteresse da SEAP (secretaria de Administração Penitenciária), sob a responsabilidade de Nestor Duarte, a mobilização feita por meio de vários documentos não foi até o presente momento atendida, apenas promessas abstratas. As reformas periódicas são necessárias para reforçar os instrumentos de segurança nas unidades prisionais, pois é fácil culpar os agentes ou direção dos presídios e cadeias públicas quando há fuga ou motim.

Falta de Agentes penitenciários: O Conjunto Penal de Jequié está com um efetivo aquém da necessidade, superlotado e sem nenhuma estrutura de trabalho para os funcionários, em especial a categoria dos Agentes Penitenciários, que lidam diretamente com os apenados, inclusive, realizando escoltas, conduzindo detentos para audiências e atendimentos médicos e social.

A falta de efetivo de Agentes Penitenciários é uma luta da classe, no último concurso ocorrido em 2014, o governo de Rui Costa, representado SEAP, não preocupou-se em convocar um número suficiente para atender a demanda local, deixando a unidade de Jequié mais uma vez de fora!

A categoria dos Agentes Penitenciários baianos até o presente momento, foi a única que não foi prestigiada pelo governo do estado em convocação em número de concursados suficientes para assumirem a função, as demais sim; Polícia Técnica, PM, Polícia Civil, Delegado e CFO, todos tiveram um número maior de convocados e até com novas datas para a abertura de novos concursos.

Advertisement