Escolas estaduais terão coordenadores pedagógicos para potencializar ensino e aprendizagem

12A Secretaria da Educação do Estado está trabalhando para que todas as escolas da rede tenham coordenadores pedagógicos, em 2017. Para isto, está preparando edital para que estes profissionais comecem a atuar na integração entre professores, gestores e estudantes, potencializando o processo de ensino e de aprendizagem. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (06), primeiro dia de aula do ano letivo, pelo secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.“Essa é a prioridade. Acreditamos que a rede física é importante, mas a mudança real acontece com uma pedagogia forte, valorizando a identidade territorial das escolas. A ideia é lançarmos um edital para realocarmos os coordenadores da rede para que possamos atender a todas as unidades”, destacou o secretário Walter Pinheiro.

Ao saudar a comunidade estudantil, Pinheiro enfatizou a importância do empenho e compromisso de todos para a melhoria da qualidade da educação. “Faço uma saudação a todos os envolvidos na educação para que iniciemos um momento de transformação na educação da Bahia. Estamos preparando diversas ações que vão promover uma valorização e resgate do espírito da escola,” declarou o gestor.

Neste sentido, Pinheiro destacou várias ações que serão implementadas ao longo do ano para fortalecer o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes e promover o protagonismo estudantil. “Estamos realizando reformas em 430 unidades, que chegam de pequenos reparos até projetos mais complexos. Além disso, vamos construir 16 novos prédios, que irão substituir atuais escolas, que não demonstram mais condições de atender nossos estudantes. E até 2018 , temos o objetivo de instalar Banda Larga de Internet em todas as escolas do Estado”, afirmou.

Outro projeto é a implantação das Escolas Culturais, que incialmente estará presente em 85 unidades, de forma a incluir a arte e cultura no currículo escolar do estudante, e não apenas como uma atividade complementar. “É importante que os estudantes estejam preparados para o vestibular, porém temos que educar o jovem para a vida. Como exemplo, estamos cedendo o Colégio Estadual Odorico Tavares, na Vitória, para ser a sede dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), e em contrapartida os alunos serão beneficiados com atividades com o grupo”, contou.

Os educadores também estão contemplados nas ações. A Secretaria da Educação vai promover formações pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), credenciados pelas universidades sediadas na Bahia e institutos federais. “Vamos poder realizar formações valorizando pedagogias territoriais voltadas para a realidade do ensino local. A ideia é absorver também professores da rede municipal contribuindo para o crescimento educacional em todo o Estado”, comentou ao convidar a todos para a o programa de Abertura do Ano Letivo 2017, que acontece na quarta-feira (8), às 8h30, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, e contará com a presença do governador Rui Costa.

Advertisement