Queda de cabelos: fios por toda parte e tufos no travesseiro e nas roupas devem ser investigados

641509-A-queda-de-cabelo-é-um-dos-problemas-que-mais-assustam-as-mulheres.Queda de cabelos, um problema que afeta milhões de brasileiros. Os hábitos da vida moderna se refletem na saúde dos fios e a queda que antes atacava mais os homens, agora acontece também com as mulheres.

Mas como saber se o seu cabelo está caindo mais que o normal? O Bem Estar desta sexta-feira (17) convidou dois dermatologistas, a consultora do programa, Dra. Márcia Purceli e o Dr. Fancisco Le Voci para explicar os tratamentos e como prevenir a queda em decorrência de fatores externos.

Saiba mais

Causas – A queda de cabelos pode ter várias causas. São fatores genéticos, hormonais, alterações na tireoide, problemas infecciosos, ambientais, tratamentos químicos e estresse. Para saber as causas da queda é preciso estudar o perfil e o histórico do paciente. Em alguns casos, até a biópsia é recomendada.

Os cabelos, além da função estética, também servem para proteger a pele do couro cabeludo. O couro com poucos cabelos fica mais exposto à radiação solar e em médio e longo prazo, isso pode facilitar o aparecimento de câncer de pele na região.

Faça o teste – Todas as pessoas perdem cerca de 100 a 150 fios de cabelos por dia, o que acontece mais após o banho, ao pentear os cabelos. Isso é comum, mas se há fios por toda parte, fios que aparecem sobre a mesa de trabalho, em excesso na roupa ou tufos que ficam no travesseiro quando a pessoa levanta é sinal de que algo está errado. Rastros de cabelo por onde se passa, não é normal.

Alimentação – A ingestão de proteínas contribui para o fio de cabelo mais forte. Um comportamento muito comum, principalmente nas mulheres, é a diminuição do consumo de proteínas em substituição pelas folhas e fibras, principalmente após os 40 anos. Essa substituição, que tem a ver com a preocupação com o peso e a saúde, pode gerar uma carência proteica, que acarreta em fios de cabelos mais fracos.

Com o envelhecimento natural, o cabelo vai ficando mais fraco, mais quebradiço e com carência de certas vitaminas e aminoácidos. Em alguns casos, o uso de complementos vitamínicos está indicado. O ferro é considerado o “fermento do cabelo” e a carência dele, principalmente em mulheres com anemia, pode causar ou acentuar a queda dos cabelos.

A cirurgia bariátrica faz com que se perca muito peso em pouquíssimo tempo e também pode gerar queda. Isso acontece porque a pessoa passa por um desequilíbrio nutricional significativo. A carência de certos alimentos pode desencadear ainda a alopécia nos pós-operados.

 

Fonte: Bem Estar

Advertisement