Comdica e Conselho Municipal de Assistência Social dão posse aos novos membros

Na tarde dessa terça-feira, 11, foi realizada a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A solenidade aconteceu no auditório do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente e contou com a presença do prefeito Herzem Gusmão; da vice-prefeita e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos; do diretor de Assistência Social do município, Michel Farias; do juiz titular da Vara da Infância e da Juventude, Juvino Henrique Brito e do promotor de Justiça, Marcos Coelho.

Durante a solenidade foram empossados 19 conselheiros titulares e suplentes representantes do poder público. Na ocasião, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Janaina Valéria Brito, lembrou que os conselhos são instrumentos de diálogo e inclusão social. “Também são espaços para a criação e desenvolvimento de políticas voltadas para públicos específicos, no nosso caso, para pessoas com deficiência”.

Em sua fala aos presentes, o prefeito Herzem Gusmão destacou algumas ações direcionadas à população infanto-juvenil. “Há alguns dias estivemos em Brasília e estamos agendando um retorno para tratar da retomada dos recursos para construção da Unidade de Internação de Crianças e Adolescentes, um projeto de R$ 22 milhões, que haverá de restaurar vidas”.

Sobre as iniciativas para pessoas com deficiência, o gestor declarou: “todo aquele quarteirão da Prefeitura vai receber árvores e piso táctil. Também colocamos uma rampa para acessibilidade na feira do Alto Maron e já estamos com um projeto em andamento que vai transformar a feira da Ceasa, inclusive com acessibilidade em toda a feira para facilitar a vida dos cadeirantes e de outras pessoas com deficiência”, enfatizou.

O juiz da Vara da Infância e da Juventude, Juvino Henrique Brito, ressaltou que o Comdica e o CMAS são dois conselhos fundamentais, principalmente, para a população em fragilidade social. “Eu vejo os conselhos como instituições que pensam, discutem e fazem proposições quanto às necessidades de cada setor e, por isso, precisam contar com pessoas que tenham perfil adequado e se empenhem em ser facilitadoras desse diálogo entre poder público e população”, disse.

Conselheira do Comdica, Edilene Freitas ressaltou a necessidade dos conselheiros cumprirem o seu papel. “Nós precisamos de pessoas que possam fortalecer essas causas e que acreditem nessas instituições”. E a conselheira Luisa Ariana Mota, que pela primeira vez ocupa a função, concluiu falando de suas expectativas: “estou muito satisfeita de estar participando do conselho, um órgão que agrega pessoas para participar desses momentos e que traz ganhos para a sociedade”.

 

 

Fonte: PMVC

Advertisement