Centro Integrado de Direitos da Criança e do Adolescente recebe visita da ONG internacional Childhood

Nos dias 12 e 13 de abril, o Centro Integrado de Direitos da Criança e do Adolescente, administrado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, recebeu a visita da ONG internacional Childhood que vem atuando, ao longo de vários anos, na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes e na sua proteção contra processos de revitimização decorrentes de processos judiciais.

A visita feita pela consultora da Childhood, Danielle Rocha Magalhães, tem como objetivos o mapeamento e a descrição da experiência de Vitória da Conquista, que é considerada como boa prática pela organização. Em todo Brasil, existem apenas seis instituições com as mesmas caraterísticas do Centro conquistense, que possui uma especificidade inédita de atender no serviço todos os tipos de violência contra a criança e adolescente. Os demais centros, que ficam localizados nas cidades de Teresópolis, Porto Alegre, Brasília, Belém e Rio de Janeiro, atendem apenas casos de violência sexual.

A recepção à consultora contou com a presença do prefeito Herzem Gusmão, do juiz da Vara da Infância e Juventude, Juvino Brito, do promotor de justiça da Infância e Juventude, Marcos Coelho, do defensor público da Infância e Juventude, Pedro Fialho,  do diretor de Assistência Social ,Michael Farias, e demais gestores dos serviços e conselhos da rede de assistência social do Município.

Na oportunidade, Herzem Gusmão reafirmou às autoridades o compromisso da Administração Municipal para com a infância do município. “Nos agrada muito receber a visita desta ONG neste momento em que o poder municipal está reestruturando os serviços que atendem à infância e juventude no município. Esperamos contar com a parceria desta organização para fortalecer as ações do Centro Integrado que tem feito muito por nossas crianças. Eu digo sempre, este Centro é uma benção, imagine o que seria de nossas crianças se ele não existisse, por isso precisamos cuidar muito bem dele e ampliar os seus serviços”, comentou.

Durante a reunião, Daniella apresentou a Childhood, que tem sede na Suécia e atua em vários países. Dentre as ações que eles executam, está a criação de metodologias não revitimizantes na escuta de meninas e meninos vítimas ou testemunhas de violência sexual; formação de técnicos do judiciário e das polícias estaduais e federal; elaboração de materiais sobre o tema e apoio aos centros integrados de atendimento à criança e ao adolescente vítimas de violência sexual. “Nosso objetivo é a elaboração de uma publicação sobre as experiências de implantação e implementação de Centros Integrados no Brasil e em outros países. Também produziremos um material para capacitação dos profissionais que atuam nestes centros. Esperamos que a partir desta visita possamos estabelecer parcerias em Vitória da Conquista”, explicou Daniella.

Para produção de seu material, a consultora visitou e conversou com os profissionais de cada um dos serviços ofertados pelo Centro, entre eles estão: Promotoria de Justiça, Justiça da Bahia, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, CREAS, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Conselho Municipal de Assistência Social, Novo Olhar, Família Acolhedora.

Advertisement