Perda de audição pode deixar de ser definitiva

audiCientistas americanos estão muito próximos de conseguir desenvolver um método para recuperar a audição perdida, tanto parcialmente, quanto totalmente. A técnica consiste no uso de embriões de células tronco para reconstruir ou criar as células sensoriais responsáveis pela detecção do som.Os seres humanos, assim como todos os mamíferos, não têm a mesma oportunidade que as aves e os anfíbios de recuperaram a audição quando perdida. Cientistas acreditam que existe uma espécie de “compensação” natural, já que os mamíferos possuem uma capacidade de distinguir sons muito melhor que as demais espécies.

O estudo foi realizado na Escola de Medicina da Universidade de Washington, em Saint Louis, e lá eles descobriram duas moléculas que se mostraram essenciais para o bom desenvolvimento da parte interna do ouvido, também conhecida como cóclea. A descoberta realizada em experiências feitas com camundongos revelou que para restaurar a audição é preciso regenerar as células sensoriais ciliadas da cóclea, segundo o líder do experimento e professor de Biologia do Desenvolvimento, David M. Ornitz.

A pesquisa apontou que as duas moléculas sinalizadoras que ficam dentro da orelha são geradas entre 11 e 14 dias, e após o fechamento dessa janela de criação, as pessoas (e demais mamíferos) não conseguem nem criar nem restaurar essas moléculas. Elas  são conhecidas como FGF9 e FGF20.

Os sons são captados pelas vibrações sonoras e transmitidos ao cérebro, que decodifica esse “barulho”. Quem tem a tarefa de captar essas vibrações são as células ciliadas e quando essas são danificadas ocorre a perda da audição, seja pela idade, uso de medicamentos ou alto barulho.

 

Fonte: Mistérios do mundo

Advertisement