FOTOS: Segunda noite do Forró do Piripiri reúne várias gerações e homenageia Joel Pinheiro

81uF8mXO Forró Pé de Serra do Piripiri, mais uma vez, abre espaço para apresentações dos artistas regionais de várias gerações. Os shows desta quinta-feira, 23, segunda noite da festa comprovaram isso.

O forrozeiro e repentista Onildo Barbosa, que começou sua carreira na década de 1970, subiu ao palco apresentando um forró tipicamente “gonzagueiro”.18zFFLn

O músico paraibano, que escolheu Vitória da Conquista como sua cidade há três décadas, interagiu com o público que cantou e dançou ao som de sucessos dos grandes nomes do forró pé de serra, a exemplo de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, de músicas regionais e de canções da própria autoria. Ainda durante o show, Onildo dividiu o palco com Fernanda Vieira, cantora soteropolitana, e com o seu filho Kainã. Veja as fotos da 2ª noite:

https://www.flickr.com//photos/pmvc/sets/72157670073053026/show/

Entre um forró e outro, repentes e aboios, marca registrada nos shows do poeta. Para Onildo, que possui mais de 500 letras, expressar novamente a cultura popular no Forró Pé de Serra do Piripiri é um privilégio. “Desde 1997, Conquista mudou o cenário musical, e, recentemente, concentrando a festa de São João nesse espaço organizado e seguro, ideal para a família que prestigia a nós, artistas da terra, homenageados por cantar no palco do Centro Glauber Rocha todos os anos”, disse.40Ek5a4

Homenagem à Joel Pinheiro

Quem subiu ao palco do Forró Pé de Serra do Piripiri na noite desta quinta-feira, 23, foi o sanfoneiro Joel Pinheiro. Considerado pelo mestre Dominguinhos como o maior forrozeiro de Vitória da Conquista, o sanfoneiro é o artista homenageado nesta oitava edição da festa.

Do alto dos seus 80 anos, 68 deles acompanhados da sanfona, o artista mineiro que escolheu Vitória da Conquista para morar desde 1975, encantou e animou o público presente no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura.

Durante o show, Joel apresentou sucessos de grandes nomes do autêntico forró, inclusive com alguns que teve a oportunidade de tocar: Dominguinhos, Trio Nordestino e o “rei do baião”, Luiz Gonzaga, que o considerava seu compadre. Além da habitual sanfona de 120 baixos, Joel Pinheiro também presenteou a plateia com o seu “pé de bode”, nome popular da sanfona de 8 baixos. Nas mãos habilidosas do artista, o instrumento musical, que intimida até mesmo os amantes de um bom pé de serra, parecia um brinquedo pequeno do qual ecoavam sons rítmicos através do puxado do fole. O público presente apreciou a apresentação e aplaudiu a escolha do artista como o homenageado do Forró Pé de Serra do Piripiri, que em edições anteriores reverenciou Humberto Teixeira, Dominguinhos, Zé Dantas, Luiz Gonzaga, Sivuca, Jackson do Pandeiro e Patativa do Assaré.

 

Fonte: Blog do Marcelo 

Advertisement