Curso de Odontologia da FTC estimula mercado de trabalho no sudoeste da Bahia

rFVkJTLA região sudoeste da Bahia possui diversas áreas de atuação profissional em desfalque. Uma delas é a de Odontologia, um dos novos cursos que estão sendo oferecidos pela FTC Conquista.

“Temos uma região que compreende 61 municípios existindo assim demanda suficiente para novos profissionais, principalmente aqueles que não querem deixar suas cidades para buscar oportunidades em centros mais desenvolvidos. A FTC vem suprir uma lacuna dessa fatia de mercado nessas cidades. Contamos com esse curso para oferecer uma melhoria de atendimento à população, implementando uma melhor saúde bucal na região do sudoeste, sobretudo em áreas em que esses novos alunos vivem e não desejam deixar, pois almejam melhor qualidade vida e oportunidade de desenvolvimento pessoal e consequentemente de sua cidade”, afirma o coordenador do curso, Eugênio Rocha.

O professor destaca que o curso possui uma grade curricular atualizada, motivo pelo qual foi aprovado com louvor pelo Ministério da Educação (MEC).

“O curso foi aprovado justamente pela modificação da grade tradicional. Nos primeiros semestres temos disciplinas nas áreas biológicas, aplicadas à necessidade de formação de um novo perfil de cirurgião dentista, e gradativamente desde o primeiro semestre contemplar a formação técnica e científica concernente à Odontologia, com formação clínica de Cirurgião Dentista generalista, que é uma necessidade regional”, afirma o coordenador.

São várias as atuações do Cirurgião Dentista, que pode diagnosticar e tratar problemas de ordem bucal e influenciar massivamente no diagnóstico de enfermidades gerais também, bem como seu tratamento. O profissional formado em Odontologia é responsável pela saúde geral das pessoas, atuando não só na saúde oral, já que o curso entende o paciente como um indivíduo integral e complexo atuando  na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à área como um todo.

o Cirurgião dentista está apto a identificar e tratar doenças através de exames clínicos, radiográficos e laboratoriais, propor o tratamento mais adequado e receitar todas as classes de medicamentos que se façam necessários. Este é um grande diferencial da área, já que só médicos e dentistas podem prescrever medicamentos, fato este levado muito a sério na nova grade curricular.

Além disso, o profissional pode desempenhar atividades em diversas áreas, tais como:

Dentística Restauradora – Atua na restauração e restabelecimento da forma e função dos dentes. Realiza procedimentos para corrigir a estética dos dentes.

Endodontia – Realiza tratamento de lesões e doenças na polpa (nervo) que está contida na raiz dos dentes. É mais popularmente conhecido como tratamento de canal.

Estomatologia – O sistema estomatognático é constituído pelos lábios, dentes, mucosa oral,  glândulas salivares e demais estruturas da orofaringe (garganta). Esta área da Odontologia preocupa-se em diagnosticar, prevenir e tratar lesões de diversas origens, inclusive diagnosticar o câncer bucal.

Implantodontia – Implanta próteses dentárias e pinos para restaurar espaços ausentes de dentes e reabilitar o paciente à função mastigatória, fonação e estética.

Odontologia Legal – Realiza a identificação de cadáveres através da arcada dentária. Emite laudos e pareceres de exames periciais. Pode atuar também em balística forense.

Ortodontia – Utiliza aparelhos ortodônticos para corrigir a posição dos dentes e alterar a mordedura. Previne e trata problemas de crescimento e amadurecimento da face e arcadas dentárias bem como da articulação que usamos para falar e mastigar (ATM)

Periodontia – Trata os processos inflamatórios e infecciosos das gengivas. Adequa os tecidos moles da boca às necessidades estéticas e funcionais (cirurgia plástica)

Traumatologia e Cirurgia – Diagnostica lesões e realiza cirurgias de recuperação do aparelho mastigatório e da face e pescoço em traumas. Esta área pode ser hospitalar.

A exemplo de outras carreiras na área de saúde, o profissional em Odontologia deve ser humanista e gostar de cuidar de outras pessoas. Ter poder de concentração, ser paciente e detalhista são características desejáveis para um profissional desta área.

“Entendo a profissão como algo que não se pode fazer sem paixão, só assim é obtida excelência nos procedimentos e satisfação pessoal com a área. O aluno não escolhe a odontologia, a odontologia que escolhe o aluno”, destaca o professor Eugênio Rocha.

Advertisement