Conquista: Investigadores e escrivães da Polícia Civil na luta por um salário digno e justo de nível superior

8bd75672-fb70-46f8-8fb7-42193fecc42bA categoria não reconhece o SINDPOC (Sindicato Dos Policiais Civis do Estado da Bahia) como representante das lutas e pautas reivindicadas.A Campanha envolvendo investigadores e escrivães, trabalham com a realização de manifestações e atos políticos com o intuito de sensibilizar o Governo e a sociedade à necessidade de valorização dos investigadores e escrivães .

A Lei Orgânica da Policia Civil do Estado da Bahia ( nº 11.370/2009 )modificou a natureza da função dos escrivães e investigadores que, anteriormente, era considerada como carreira de nível médio e passou a ser classificada como técnico-científico de nível superior. Essa alteração da lei, entretanto, não foi acompanhada por uma mudança no enquadramento da tabela salarial. Inclusive, no último concurso público realizado em 2013, já foi exigido a escolaridade de nível superior completo aos candidatos.

A Lei Orgânica da Polícia Civil exige formação em nível superior, em qualquer área, para ser Perito Criminal, escrivão e e investigador. Os peritos, atualmente, recebem 70% dos proventos dos Delegados e nós recebemos menos de 30%. Os Peritos Criminais recebem o salário inicial de R$ 6.708,69. Enquanto isso, nós Investigadores e Escrivães recebemos apenas um salário inicial de R$ 2.665,91.

Esse abismo salarial existente entre os Peritos e os Investigadores e Escrivães é inaceitável porque provoca desequilíbrio institucional na relação profissional e compromete profundamente a eficiência do trabalho policial. O Governo do Estado tem que entender que o nosso trabalho de Policia Investigativa é a base de sustentação da Policia Judiciária.

Advertisement