SEGURANÇA – Cuidado com o golpe do falso mecânico

Ferramentas-para-o-mecânico-de-automóveis-profissionalO golpe do falso mecânico é antigo, mas, todos anos, ainda ouço relatos de vítimas. Ele começou nas estradas e acabou se tornado comum em grandes cidades.Normalmente, é aplicado em locais de difícil acesso, onde a vítima fica impotente e desconfortável, e acaba dando um bom dinheiro ao criminoso. Veja a seguir como o esquema funciona e compartilhe as informações. É a melhor maneira de evitar que outras pessoas sejam lesadas.

Como é o golpe?
O motorista está preso no trânsito lento e, de repente, ouve um estouro na parte traseira de seu carro. Olha no retrovisor e vê um motoqueiro apontando para a parte de baixo, o que o faz parar no acostamento. Nesse momento, a moto encosta junto e dela desce uma pessoa com vestida de forma parecida com um funcionário de concessionária, que se apresenta e diz desesperadamente que motor está pegando fogo.
Assustado, o motorista para e abre o capô antes de sair do carro, momento que o golpista aproveita para rapidamente desligar o cabo da bobina do motor. Esse cabo “corta” a faísca até as velas, impedindo a combustão e, consequentemente, o carro não pega.
Mas o golpista informa à vítima que existe um cheiro de queimado vindo do módulo da injeção eletrônica (o mais caro do carro) e pede que ela tente dar a partida, sem sucesso, é claro. O falso mecânico se prontifica a conseguir um módulo para troca em cinco minutos e, acredite, pela metade do preço da concessionária. O valor cobrado varia entre R$ 1 mil e R$ 2,5 mil, dependendo do grau de desespero da vítima.
Desesperada, a pessoa topa: ele coloca um módulo defeituoso ou velho no carro da vítima e vai embora com o equipamento bom e mais um dinheiro no bolso.
Como o falso mecânico provoca barulho e fumaça?Fazendo com que a moto estoure (ligando e desligando o motor dela em movimento) ou com uso de fogos de artifício chamados de “bombinhas chinesas”, que fazem barulho e muita fumaça.
Como ele consegue o dinheiro?
No momento em que oferece o módulo recondicionado, o gatuno pede que o motorista faça um cheque sem cruzar, pois precisará sacar o dinheiro para pagar a loja de peças.
Quem é o alvo?
As principais vítimas são idosos e mulheres, que, em geral, possuem menos conhecimento de mecânica e ainda são mais fáceis de serem identificados no trânsito, pelos cabelos compridos ou pelos cabelos brancos.
O que fazer nesses casos?
Evite parar se não perceber nada de errado na condução do carro. A melhor conduta, caso o veículo esteja com problemas, é telefonar para seguradora ou para um mecânico de confiança e pedir um guincho para levar o veículo para uma oficina.

 

Fonte: Blog do Celino Souza

Advertisement