Centro de Capacitação Profissional para Atendimento às Pessoas com Surdez é implantado na cidade

Agora a população Conquistense contará com mais um serviço para melhorar o atendimento às pessoas com surdez, o novo serviço será implantado pela Secretaria Municipal de Educação. O Centro de Capacitação Profissional para Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), em parceria com a Central de Interpretação de Libras (CIL),  já começa o seu trabalho nessa quinta-feira (01), na Escola Municipal Frei Serafim do Amparo.

Por meio da promoção de cursos de formação continuada, o CAS visa atender às necessidades educacionais de alunos e promover suporte pedagógico aos professores de forma de viabilizar a inclusão escolar, o atendimento educacional especializado, o acompanhamento, orientações a professores e melhor oportunidade de desenvolvimento educacional.

Os professores da Frei Serafim estarão participando do curso de  formação com o tema “O Tradutor Intérprete e/ou Docente em Libras como agente de formação com foco na educação”, a partir de 9h dessa quinta. Os encontros serão realizados durante as atividades complementares (AC’s) dos professores

Os serviços a serem ofertados pela instituição vão de oficinas de Libras para professores e alunos, curso básico de Libras, até curso de técnicas de tradução e interpretação da Libras, curso de formação em Atendimento Educacional Especializado para surdez e surdocegueira. Momentos proveitosos para contribuição do desenvolvimento da aprendizagem dos profissionais em todo o contexto escolar.

Demanda – Até o ano de 2017, a Rede Municipal de Ensino tinha um total de 43 alunos com deficiência auditiva, sendo estes distribuídos em 27 escolas e duas creches, 24 alunos na zona urbana e 17 alunos na zona rural. Os dados em relação aos alunos surdos, apontavam 24 alunos distribuídos em 14 escolas, sendo 15 alunos na zona urbana e 9 na zona rural.

O atendimento a esses alunos acontece na sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE, em duas escolas, uma na Escola Paulo Freire (CAIC) e outra na Escola Municipal Zulema Cotrim, ambas na zona urbana. Atualmente, o município conta com o apoio de quatro tradutores e intérprete de Libras e uma professora de Libras.

Com a implantação desse centro de referência para a oferta da qualificação profissional para profissionais da rede municipal de ensino e comunidade externa vai garantir o bem-estar social e a melhoria da qualidade do ensino. O CAS conta com o corpo técnico profissional de Pedagogo (coordenador), professor de Libras, instrutor de Libras, tradutor e intérprete de Libras e guia (intérprete de Libras), além das demais funções necessárias para o funcionamento da instituição.

Advertisement