Idade paterna avançada afeta saúde da mãe e do bebê, aponta estudo.

Diversos estudos já mostraram que uma gravidez tardia traz riscos tanto para a mãe quanto para o bebê. O que poucos sabem é que a idade paterna avançada também representa riscos para bebês, como baixo peso, convulsões e maiores chances de nascimento prematuro.

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, considerou todos os registros de bebês nascidos vivos no país entre 2007 e 2016: 40.529.905. No período, a idade paterna cresceu de 30 para 31,2 anos.

Do total analisado, 1,2 milhão de crianças tinham pais acima dos 45 anos. Os bebês deste universo, em comparação aos filhos de pais com idade entre 25 e 34 anos, apresentaram chances 14% maiores de irem para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 18% a mais de terem convulsões.

“Nós tendemos a olhar para fatores maternos quando avaliamos riscos relacionados ao parto, mas esse estudo mostra que ter um bebê saudável é uma tarefa de equipe, e a idade do pai também contribui para a saúde do bebê”, explicou o urologista Michael Eisenberg, professor de Stanford.

A idade paterna influenciou também as mães dos bebês. As mulheres com parceiros com idade acima de 55 anos tiveram chance 34% maior de apresentar diabetes gestacional, em comparação às que tinham parceiros entre 25 e 34 anos.

Advertisement