Experiência do Núcleo de Diversidade da Secretaria Municipal de Educação será apresentada em seminário internacional.

 

Entre os dias 3 e 5 de dezembro, a cidade de Lima, capital do Peru, sediará o XII Seminário Internacional de La Red Estrado. Promovido pela Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente, o evento reúne professores e pesquisadores de diversas nacionalidades.

Entre os artigos e pesquisas que serão apresentados está o da professora e coordenadora do Núcleo de Diversidade da Secretária Municipal de Educação, Greissy Reis. Por meio de um relato de experiências, a profissional aborda o trabalho e experiências desenvolvidos pelo núcleo para as relações étnico-raciais e quilombolas no município, incluindo a criação do projeto “Trançando Africanidades – Vivências Afro-brasileiras na Rede Municipal de Educação de Vitória da Conquista”, em 2017.

“No ano passado, a gestão realizou um diagnóstico nas escolas localizadas em comunidades quilombolas e demais unidades da Rede Municipal de Ensino e detectou que o trabalho ocorria de forma fragmentada e esporádica. Havia também carência de materiais para discutir a temática afro-brasileira e indígena nas escolas, então, de forma emergencial, surgiu a ideia do Trançando Africanidades”, lembrou Greissy.

O artigo da professora descreve e analisa o processo de implementação da Lei 10.639 de 2003, que dispõe sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas. “Outro aspecto abordado é o trabalho realizado pelo Núcleo de Diversidade no processo de formação dos professores, por meio de oficinas e cursos, além de atividades nas escolas com os estudantes com objetivo de discutir questões étnico-raciais, convivência harmônica e respeito aos diferentes”, explicou.

A Rede Municipal de Ensino conta, atualmente, com 26 escolas localizadas em comunidades quilombolas. Para garantir e valorizar a ancestralidade da memória e da cultura das populações que vivem nessas localidades, a Secretaria de Educação está em processo de aquisição de materiais específicos.

Advertisement