Prefeitura de Vitória da Conquista adquire quatro novas ambulâncias para o SAMU 192.

 

Quatro novos veículos chegaram para incrementar o serviço do SAMU 192 em Vitória da Conquista. Duas são ambulâncias simples, compradas por recursos próprios do município, juntamente com emenda parlamentar. As outras duas são ambulâncias grandes da Unidade Básica, adquiridas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.

“A demanda é diária. O SAMU 192 funciona 24 horas, atendendo à cidade e aos distritos. Então a gente tem essa possibilidade agora de recompor, de reestruturar o serviço com condutores, com os profissionais da equipe, e a gente tem certeza de dar uma tranquilidade maior à população em relação a isso, que para nós é prioritário”, afirma o secretário municipal de Saúde, José Raimundo Fernandes (Juka).

As ambulâncias menores são utilizadas pelo SAMU 192 para o transporte de pacientes que necessitam de maca. “O paciente que vai para a hemodiálise, que vai para a fisioterapia, que tem um exame marcado, consulta marcada, ou procedimento, e necessita ser transportado de maca”, explica a coordenadora do serviço, Gileade Santana.

Os veículos referentes à Unidade Básica irão recompor a frota. Devido a um déficit de ambulâncias no SAMU 192, a Prefeitura alugou duas ambulâncias dessa natureza por um período de três meses. “Vencendo esse contrato, a gente vai estar com essas ambulâncias novas, funcionando como Unidade Básica, e vamos conseguir colocar nossa frota na totalidade na rua, atendendo à população”, afirma a coordenadora.

Com o serviço fortalecido, o secretário Juka volta a fazer um apelo que é sempre pertinente quando se trata do SAMU 192: “A gente pede que a população que não utilize o 192 para passar trote, porque prejudica o nosso serviço. O serviço é muito importante para a população, e isso acontecendo prejudica e muito, porque a gente tem que fazer um filtro maior desses processos, tem que acompanhar com muito mais zelo e muito mais cuidado”.

Advertisement