Jornada Pedagógica é aberta com destaque para as novas práticas na Educação

Está sendo realizada durante todo o dia (03), no Mediterrâneo Eventos, a Jornada Pedagógica 2020. Com o tema “Educar é Conquista: novos tempos, novas práticas”, o evento conta com a presença de quase dois mil professores, além das autoridades municipais e representantes do Programa Educar Pra Valer.

“Com paz, nós estamos tirando Vitória da Conquista da escola que não ensina. Alcançamos o Ideb* em 20 escolas e, de acordo com o Educar pra Valer*, poderemos expandir para 50. Abrimos cerca de 1.500 vagas em creches; escolas equipadas com quadra poliesportiva e, principalmente, com o Programa Educar pra Valer, que traz a experiência de Sobral – melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre todos os municípios brasileiros”, relatou o prefeito Herzem Gusmão. Na sua fala de saudação, o gestor municipal ainda vislumbrou: “Novos tempos, novas práticas, na convicção de que vamos continuar avançando. São critérios, como a escolha técnica de coordenadores e diretores, que têm a função de educar. Esperamos resultados positivos em 2020 a partir dessa Jornada Pedagógica”.

Segundo o secretário municipal de Educação, Esmeraldino Correia, a palavra que representa esta terça-feira é alegria. “Professores motivados, alegres, amam a causa nobre da Educação. Vamos educar. Este encontro é um encontro de diálogo, de conhecer novas práticas, dando um alento para educação de Vitória da Conquista. Estamos caminhando bem e vamos avançar mais em benefício da nossa criançada e dos nossos adolescentes”. Também estiveram, na abertura, a coordenadora do programa na Bahia, Silvia Lima, a secretária adjunta de Educação, Arlete Dória, e a coordenadora municipal do Núcleo Pedagógico, Tânia Novais.

Para a professora Silvana Santos, que exerce a função de coordenadora pedagógica na Escola Municipal Mozart Tanajura, essa formação é muito importante: “A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, pensa em momentos importantes como este que trazem reflexão. É momento de a gente pensar a educação de Vitória da Conquista e pôr em prática”.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor César Aparecido Nunes – autor de 33 livros e um dos mais destacados palestrantes na área da Educação no Brasil. “Quero motivar os professores; mostrar a importância deles. Nós precisamos ter uma educação que valorize o professor, que valorize a criança e refaça a educação em cima do conceito de humanização. São tempos de acolhimento, de refazer entre nós a relação entre família e escola para o bem da criança, para o bem da sociedade”, disse o Doutor em Filosofia e Educação.

Além da palestra, a abertura contou com apresentações do Ballet Lorena Albuquerque e homenagens a alunos que foram destaque em 2019. Um dos notórios foi Laura Ribeiro (11) por ter recebido menção honrosa nas Olimpíadas de Matemática. Ela falou da emoção pela homenagem e pelo resultado: “Eu ainda estou emocionada. Eu fiquei muito feliz mesmo. Eu queria muito alcançar essa conquista”.

No turno da tarde, as atividades continuam com shows musicais com a pequena Analu Sampaio, representante conquistense no programa The Voice Kids e Paulo Macêdo. Os educadores também estão participando em mais duas palestras com renomados educadores nacionais.

*Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Advertisement