Conquista : Sobe para 5 casos confirmados de Coronavírus.

Neste sábado (4), mais 3 casos suspeitos de coronavírus foram confirmados em Vitória da Conquista: 2 deles por meio de exames realizados por laboratório privado e 1 confirmado pelo Lacen. Os dois casos confirmados por laboratório privado seguem para contraprova no Lacen, em Salvador.

Já são 5 casos confirmados no município até às 17h de hoje (4), de acordo com o Boletim epidemiológico atualizado divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os dois novos casos confirmados por laboratório privado são de duas mulheres, de 53 e 35 anos, sem comorbidades, que apresentaram sintomas respiratórios suspeitos de coronavírus e procuraram o laboratório privado para realizar o exame de diagnóstico da doença. Elas seguem em isolamento domiciliar, bem como todos os seus contatos familiares. Além disso, já apresentam melhora do quadro de saúde e estão devidamente monitoradas e acompanhadas pela equipe de referência do Covid-19 da Secretaria de Saúde.

As duas pacientes já estavam no banco de dados da equipe de monitoramento, pois o laboratório privado, onde fizeram o exame, envia relatório diário informando todos os pacientes atendidos com casos suspeitos para Covid.

O quinto caso confirmado é de homem, de 42 anos, com histórico de viagem para o Rio Grande do Sul, notificado por meio do Call Center da Secretaria de Saúde e sintomático quando realizou o exame no dia 1º de abril. Ele se mantém isolado desde a sua chegada em Vitória da Conquista.

Ainda de acordo com o Boletim, já foram notificados 229 casos suspeitos de infecção pelo Covid-19 no município, com 109 casos descartados laboratorialmente e 5 descartados por vínculo epidemiológico*. Além disso, 65 aguardam resultado das amostras enviadas ao Lacen Estadual e 45 aguardam coleta.

Após a coleta, as amostras são enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Estado, em Salvador, que é responsável pela divulgação dos resultados dos exames do município, após a análise laboratorial das amostras enviadas para o diagnóstico de Covid-19.

(*Os casos descartados por vínculo epidemiológico foram de pessoas que tiveram contato com paciente que teve resultado laboratorial negativo para a suspeita de infecção por Covid-19.)
Coleta de amostras de pacientes com suspeitas de Covid-19 – A Secretaria Municipal de Saúde tem seguido os critérios de coleta de amostras para exame laboratorial definidos pela Secretaria de Saúde do Estado, de acordo com a Nota Técnica COE nº 08 do dia 21 de março.

Os critérios indicados são:

pacientes com quadros graves e internados;
viajantes que estiveram em áreas de transmissão comunitária nacionais ou internacionais, mas priorizando pacientes que retornaram de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal;
gestantes;
profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos;
pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas.
Caso a pessoa não se enquadre em um dos casos citados acima, não há indicação para coleta de amostra. Por isso, a equipe de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde segue acompanhando esses casos, por meio de ligação feita de 24h a 48h, para verificar e avaliar o quadro de saúde dos pacientes em monitoramento.

Call Center –A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre o Covid-19 e atender pessoas que estiveram em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, apresentando febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório.

Contatos:
Telefones fixos: (77) 3429-7451/3429-7434/3429-7436
Celulares: (77) 98834-9988/98834-9900/98834-9977/98834-9911

Advertisement