Prefeitura transforma estrutura desativada em núcleo de referência de tratamento ao coronavírus

A Prefeitura Municipal tem trabalhado de forma estratégica, executando diversas ações de combate e prevenção ao coronavírus (Covid-19). Medidas que vão desde operações de higienização à criação de estrutura de atendimento e tratamento a pacientes, têm sido tomadas para que a população esteja amparada durante a pandemia.

Na manhã deste sábado (04), o prefeito Herzem Gusmão visitou as instalações do CAPS III – situado entre as Avenidas Régis Pacheco e Integração. Já nas próximas semanas, o local vai ser transformado em um Núcleo de Referência ao Coronavírus, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Acompanhado de secretários e membros do comitê de gestão da crise para enfrentamento da pandemia Covid-19, o prefeito inspecionou o local, que dispõe de instalações amplas e será equipado para receber pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus. “Decidimos estabelecer aqui um núcleo onde faremos uma triagem da doença. Para isto, buscamos um infectologista renomado que irá coordenar o trabalho. Esperamos entregar, até a próxima semana, o local em pleno funcionamento para evitar ao máximo onerar os hospitais da cidade”, declara Herzem.

O médico infectologista, Augusto Nunes, acompanhou o prefeito Herzem Gusmão na vistoria ao espaço. Também estiveram presentes membros do Comitê de Crise

Indicado pelo comitê gestor, Augusto Nunes é especialista em epidemiologia e infectologia do Instituto Couto Maia de Salvador. O médico já está em Vitória da Conquista para coordenar as ações de núcleo de referência. “Esta base é um formato que está sendo adotado no mundo todo. Nossa vantagem é contar com uma boa estrutura, com médicos emergencistas e a equipe de infectologia do município, que darão o suporte científico e ainda a capacitação a outros profissionais da rede de saúde”, explica Augusto.

O Núcleo será exclusivamente utilizado para receber suspeitos de infecção pelo coronavírus, que serão encaminhados pelas unidades de saúde e receberão os primeiros tratamentos.

Fonte:PMVC

Advertisement