Luta contra a dengue:Prefeitura dá continuidade a mutirões de limpeza nos bairros

A Urbis IV é o destino da equipe de limpeza pública nesta semana. Iniciado na segunda (13), um mutirão está realizando capina, retirada de terra, roçagem, coleta de resíduos, educação ambiental e a operação Cata-bagulho. O objetivo da Prefeitura é intensificar nos bairros a luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e chikungunya.

“Existem duas preocupações de saúde pública, atualmente, em nossa cidade e elas estão relacionadas com limpeza e higiene: a pandemia do coronavírus e a dengue. O governo municipal vem fazendo sua parte nas ações de prevenção e precisamos do apoio de toda a população com cuidados que devem começar dentro de casa”, afirma o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa.

Os cuidados que precisam ser tomados pela população são simples: manter os quintais sempre limpos, eliminando pneus velhos, latas, garrafas, vasilhas plásticas ou qualquer outro recipiente que possa acumular água, descartar o lixo doméstico de forma adequada e, principalmente, tampar as caixas d’água e eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas e até mesmo vasos de plantas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesse período chuvoso e de temperaturas elevadas, o mosquito tem encontrado em nosso município condições perfeitas para se reproduzir mais rapidamente e, consequentemente, infectar muitas pessoas. Somente em 2020, já foram notificados 679 casos suspeitos de dengue na cidade, com 71 confirmados.

Em Vitória da Conquista, as localidades com maiores índices de infestação são Urbis IV, Cruzeiro, Jardim Guanabara, Loteamento Conquistense e Santa Teresinha.

Advertisement