Prefeitura cria software para monitorar casos suspeitos de coronavírus

Diante da pandemia provocada pela Covid-19, o Núcleo de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista desenvolveu um software baseado no protocolo do Ministério da Saúde, que auxilia os profissionais da área de saúde na triagem, classificação e monitoramento dos pacientes que se encontram com sintomas gripais.

Segundo o coordenador do NTI, Antônio Lauro de Oliveira, o software guia os profissionais da saúde no prognóstico dos pacientes e tem ajudado médicos, enfermeiros e demais profissionais no processo de tomada de decisão. O software também permite ao profissional da saúde fazer o acompanhamento do paciente desde o atendimento inicial até a conclusão de todo o processo.

O software, desenvolvido em plataforma web, está disponível para o Sistema Único de Saúde do Município e pode ser acessado por computadores de mesa (desktop), celulares e tablets. “A partir dos dados colhidos na ferramenta, os gestores públicos poderão minerar os dados e utilizá-los para elaboração de políticas públicas de saúde. Com esse software iniciamos o rastreio ativo e a triagem dos mesmos, isso é um movimento importante no combate à Covid-19”, enfatiza o coordenador.

Para o aprimoramento da ferramenta e o monitoramento dos casos suspeitos, a Prefeitura contou com a parceria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio de 23 médicos residentes. “Esses médicos fazem a busca ativa dos casos suspeitos e o monitoramento dos pacientes. Isso é muito importante, pois através desse sistema podemos conseguir de uma forma mais dinâmica o comportamento do vírus em Vitória da Conquista e identificar de forma mais eficaz o comportamento da curva epidemiológica”, explica o secretário municipal Kairan Rocha, membro do Comitê de Gestão de Crise.

Advertisement