Está dando certo: Com medidas eficazes de prevenção, Conquista tem um dos menores índices de infecção entre as maiores cidades da Bahia

Vitória da Conquista esteve na vanguarda dos municípios baianos na adoção de medidas preventivas à pandemia do novo coronavírus. Não é à toa que, entre as maiores cidades do Estado, ela tem um dos menores números de casos confirmados da doença: até o momento, 26 pacientes testaram positivo para a Covid-19. Enquanto isso, cidades de menor porte têm registrado números maiores.

As ações de enfrentamento à infecção se intensificam a cada dia. Desde o dia 16 de março, quando foi publicado o primeiro Decreto Municipal que suspendeu as aulas da rede municipal e privada, diversas outras medidas foram adotadas de lá para cá com o objetivo de proteger a população de Conquista. Parte do comércio sem atendimento ao público, espaços que promovem aglomerações, fechados, obrigatoriedade do uso de máscaras, intensificação da limpeza de ruas, feiras, ônibus e outros espaços públicos, criação do Comitê de Gestão de Crise, criação do Centro Municipal de Atenção ao Coronavírus, que vai receber pacientes com suspeita da doença.

Com aprovação da Câmara de Vereadores e da Assembleia Legislativa da Bahia, o município também declarou estado de calamidade pública, para fins de prevenção e enfrentamento à Covid-19. De acordo com a Lei nº 2.392 e o Decreto 20.251, a Prefeitura está autorizada a abrir créditos suplementares e especiais, visando atender às necessidades no enfrentamento da pandemia.

A Administração Municipal decidiu também pela redução nas despesas de várias Secretarias, com o objetivo de destinar mais recursos à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e às ações de enfrentamento ao coronavírus. Entre as medidas de contenção, está a redução dos salários do prefeito, da vice-prefeita e dos secretários municipais, além da redução, em 20%, das gratificações sobre os salários dos cargos comissionados.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, com o apoio da Polícia Militar, tem realizado rondas na cidade para fiscalizar o fechamento de bares e restaurantes. Além disso, chegou às ruas uma frota de 10 carros com plotagem especial, para supervisionar o cumprimento das medidas de segurança no município.

Na luta contra a proliferação do novo coronavírus, o Governo tem encontrado muitas mãos amigas. Os empresários têm se engajado e trabalhado junto com a Prefeitura, mesmo antes dos primeiros casos serem confirmados no município. Muitas doações chegam para reforçar o investimento que a Prefeitura tem feito para as ações preventivas e de tratamento da doença.

O momento pede atenção total e cuidados redobrados. Por isso, a Prefeitura de Vitória da Conquista está monitorando a situação dia a dia, adotando todas as medidas necessárias com muita rapidez e responsabilidade. E está dando certo.

O compromisso agora, é de todos e, por isso, é sempre importante reforçar: Evite sair de casa, mas se precisar sair, use máscara!

Advertisement