Prefeitura inicia aplicação de testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19

Na manhã desta segunda-feira (04), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a aplicação dos testes rápidos para o diagnóstico do coronavírus (Covid-19). A Unidade de Saúde da Família do Bairro Vila Serrana foi a escolhida para a primeira testagem dos seus profissionais.

Diferente do teste feito em laboratório, o teste rápido tem a vantagem de apontar o resultado entre 10 a 15 minutos. “A partir de uma amostragem de sangue coletado, pode-se saber através do exame se o paciente já teve ou não contato com a doença. Este teste rápido tem a capacidade de identificar como está a condição da equipe para diminuir o risco de disseminação da doença no ambiente de trabalho”, é o que relata o farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde, Pablo Maciel. O teste rápido detecta a presença de anticorpos em pessoas que tiveram contato com o vírus há mais de sete dias.

De acordo com a diretora de vigilância e saúde, Ana Maria Ferraz, a prioridade neste momento é testar os servidores da saúde por estarem na linha de frente do atendimento. “Escolhemos a Unidade da Vila Serrana para receber a primeira testagem e dentro do nosso cronograma, ao longo da semana, as demais 42 unidades serão também atendidas com os exames”, explica.

5.600 testes rápidos chegaram ao município, enviados pelo Governo Federal, e mais 7 mil comprados pela Prefeitura devem chegar nos próximos dias. Após os profissionais da saúde, serão em seguida examinados os servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) que também executam serviços de atendimento e pacientes que estão em monitoramento e apresentam sintomas gripais há mais de sete dias.

Advertisement