Dia Mundial do Meio Ambiente: Centro de Conquista ganha jardim suspenso

Quem passa na praça Barão do Rio Branco nesta sexta-feira (5) tem uma boa surpresa: espaço verde em pleno centro urbano e que ainda pode ser um lugar de descanso. É o jardim suspenso, instalado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente*.

“A implantação do canteiro suspenso foi feita em homenagem ao Dia do Meio Ambiente e vai ser fixo, trazendo mais um espaço de conforto para a cidade, onde as pessoas poderão se sentar, descansar aqui bem no centro”, registra a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.

O novo ambiente traz contemplação para quem circula pelo centro de Vitória da Conquista: “Deu mais vida à praça. Precisava disso. Agora está fazendo a modelação. Beleza pura”, disse o conquistense Fernando Menezes, de 85 anos de idade.

Baianos, mas residindo em São Paulo, Evani da Silva e Juarez Couto estão em Conquista há pouco tempo e amaram tanto a praça como a cidade: “Eu vou vir morar aqui. Parabéns para tudo, tudo nota mil. O jardim está aprovadíssimo: muito bonito, a pessoa sente uma paz, um local maravilhoso”, disse a recém chegada. Juarez reforçou: “Tá linda, maravilhosa”.

O jardim apresenta canteiros rústicos e banquinhos de madeira produzidos com árvores caídas. Foram plantadas espécies ornamentais, palmeiras e vegetação rasteira, além de iluminação cênica. Os pedaços de madeira, que formam o contorno dos jardins e os bancos, foram reaproveitados a partir de troncos de eucaliptos mortos, extraídos do Estádio Municipal Lomanto Júnior.

*Dia e Semana do Meio Ambiente – 5 de junho foi escolhido pois nessa mesma data, em 1972, aconteceu a Conferência de Estocolmo, na Suíça. Essa foi a primeira conferência realizada pelas Nações Unidas sobre a temática ambiental.

O Brasil ainda foi além e instituiu a Semana Nacional do Meio Ambiente. Na primeira semana do mês de junho, diversas entidades em todo o país se dedicam a discutir e propor melhorias nas formas de relacionamento entre os seres humanos e diversos elementos que compõem a natureza.

Advertisement