CONJUNTO PENAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA PROMOVE REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE FAMILIARES DE INTERNOS

Na data de ontém (21/06), após ser veiculada num blog de notícias uma informação de familiares de internos do Conjunto Pena de Vitória da Conquista estariam preparando uma manifestação na porta da unidade reivindicando alguns pontos, a Direção do CPVC recepcionou nesta data, 22/06, algumas representantes das famílias dos internos para uma reunião para serem debatidos assuntos diversos.
A reunião contou além da presença do Diretor do CPVC, o Cap PM Gilberto Silva, o Sr Gabriel Barros, Vice Presidente do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais, dos Conselheiros Srs Gilvan e Wallas, representando a Pastoral Carcerária a Sra Helena, o Policial Penal Marcos Vinícius da Coordenação de Monitoração Eletrônica, bem como, quatro representantes dos familiares dos custodiados.
A reunião transcorreu dentro de um clima bastante tranquilo e amistoso, onde foram apresentados pelas demandantes os temas sobre a entrada de roupas de frio, alimentação, materiais de higiene e limpeza para uso dos internos no interior da unidade.
O Diretor da Unidade recebeu as demandas e informou que estará analisando em conjunto com o escalão superior da SEAP, para fins de alinhamento das posições a serem adotadas.
Foi informado ainda aos presentes na reunião todas as medidas de enfrentamento a pandemia do COVID-19 que o CPVC vem adotando, foram instaladas torneiras nas entradas da unidade e dos pavilhões, o uso de máscaras de proteção e face shield pelo colaboradores, uso de máscaras pelo internos em qualquer deslocamento fora das celas, a desinfecção de toda a unidade semanalmente através de empresas especializadas, a instalação de uma placa de acrílico em todos os setores que realizam atendimentos de internos, entre outras medidas.
Também fora explicado sobre a situação do interno que foi testado positivamente para o COVID-19, onde o mesmo veio transferido da cidade de Itabuna e por aquela região se tratar de um foco de contágio, o interno foi submetido ao teste, apesar de encontrar-se assintomático. Logo após o resultado, o interno foi encaminhado diretamente para uma cela individual onde encontra-se finalizando seu período de 14 (catorze) dias de isolamento sem nenhuma intercorrência.
Da mesma forma, foi explanado que, como demonstração da eficácia das medidas adotadas pelo CPVC, nenhum dos Monitores de Ressocialização, que estão em contato direto com os internos, foi detectado positivo para o COVID-19. Os únicos 04 (quatro) casos positivados da unidade foram do setor administrativo
Vale registrar que em nenhum momento houve qualquer tipo de tentativa de incitação a violência ou outra medida que pudesse alterar a rotina da unidade por causa da presença das solicitantes nas imediações da unidade.
O Conjunto Penal de Vitória da Conquista foi inaugurado em agosto/2016 e é administrado no modelo de cogestão, entre o Governo de Estado e a Empresa Socializa, sendo um Estabelecimento Prisional integrante da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização – SEAP, destinado a custódia de presos sentenciados do regime fechado e presos provisórios.

Advertisement