Governo federal congela concursos em 2020, mas contrata quase 20 mil temporários

Por orientação do ministro da economia, Paulo Guedes, o governo Jair Bolsonaro não realizará concursos federais neste 2020. A medida tem como objetivo enxugar a estrutura do funcionalismo.

No entanto, entre janeiro e junho, foram autorizadas as contratações de quase 20 mil funcionários temporários para diversas áreas da administração pública. A expectativa do Ministério da Economia é que o número continuará subindo, diz a Folha de S. Paulo.

A equipe do ministério tenta ainda evitar que o Congresso deixe caducar uma Medida Provisória que amplia a possibilidade contratação de servidores temporários.

O texto enviado ao Legislativo libera , entre outras, as contratações por tempo determinado de engenheiros e pesquisadores. Caso não seja votada até dia 29 de junho, perderá a validade.

O projeto propõe alteração da lei de 1993 e foi pensado para viabilizar a contratação de militares e aposentados para a força-tarefa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ampliado, o texto passou também a prever outras possibilidades, como execução de projetos industriais, ocupação de vagas que se tornarão obsoletas a curto prazo ou em crises humanitárias, ambientais e de saúde pública.

Advertisement