Bateu o martelo:Bares e restaurantes em Conquista voltarão a funcionar na próxima quinta-feira(2)

Membros do Comitê de Representação Civil e Institucional participaram, na manhã deste domingo (28), de mais uma reunião com o objetivo de discutir os últimos dados epidemiológicos de Vitória da Conquista e sobre o Plano de Retomada Gradual das atividades econômicas. Além do Comitê de Gestão de Crise da Prefeitura e de diversas entidades da sociedade civil, o encontro por videoconferência contou com a presença de representantes da Associação de Bares e Restaurantes de Vitória da Conquista (Abracon) e das academias de ginástica.

Na ocasião, o coordenador do Comitê de Gestão de Crise, Kairan Rocha, apresentou os dados epidemiológicos da Covid-19 em Vitória da Conquista dos últimos dias. Por meio de gráficos, o coordenador demonstrou que, apesar do aumento do número de casos confirmados, o quantitativo de pessoas curadas também aumentou. “Também podemos observar que a retomada de parte das atividades de alguns setores da economia desde o dia 1º de junho não refletiu na taxa de ocupação hospitalar por munícipes de Vitória da Conquista”, ressaltou.

Considerado também a taxa de crescimento de novos casos, que está em 3,99% e a taxa de ocupação de leitos de 42,98%, o Plano de Retomada das Atividades Comerciais segue para a terceira fase, com permissão para funcionamento de bares, lanchonetes e restaurantes  (exceto self service) a partir da próxima quinta-feira (2 de julho). Os dados indicam que as taxas permanecem dentro dos parâmetros de segurança estabelecidos pelos Protocolo.

O representante da Abracon, Dante Gusmão, ressaltou a necessidade da fiscalização dos estabelecimentos. “Sabemos da importância da fiscalização e que ela vai ser feita, por isso vamos trabalhar de forma coerente, seguindo os protocolos de segurança e fazendo os investimentos necessários”, disse.

Em sua fala, a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, lembrou que o Centro de Atenção Municipal – Coronavírus (Covid-19), a partir dos próximos dias, passará a funcionar durante 24 horas. A secretária explicou que os últimos procedimentos relacionados à contratação e treinamento dos profissionais para atuar no serviço serão realizados nesta semana. “Mas seguimos lembrando que os hospitais São Vicente e Unimec seguem com suas portas abertas. Também contamos com os profissionais das unidades de saúde e do Samu 192 para atender e tirar dúvidas de pacientes com síndrome gripal”, lembrou.

Ainda durante o encontro foi apresentada a previsão para abertura do segmento de academias para 13 de julho, após avaliações dos dados epidemiológicas que serão colhidos durante essa terceira fase.

Advertisement