Notificações de casos suspeitos continuam em ritmo reduzido em Vitória da Conquista

Foi divulgado nesta segunda-feira (5), pelo Centro de Controle de Endemias, a atualização semanal do boletim informativo com os dados da Dengue, Zika e Chikungunya no município até a 40ª semana epidemiológica, que vai de janeiro a 2 de outubro de 2020.

DENGUE – Nesse período foram notificados em Conquista 6.463 casos suspeitos. Na última semana apenas um novo caso da doença foi confirmado, totalizando 3.928 casos positivos. Outros 1.734 casos foram descartados, 626 apresentaram resultados inconclusivos em relação à doença e 173 pacientes ainda aguardam por resultado laboratorial.

ZIKA – Das 991 notificações de casos suspeitos registrados até o momento, 46 delas tiveram diagnóstico laboratorial positivo para a doença, 224 descartados e 703 apresentaram resultado inconclusivo para Zika. Outros 18 pacientes notificados esperam pelo resultado laboratorial.

CHIKUNGUNYA – 791 pessoas foram notificadas com suspeita da doença. Até o momento, 60 delas tiveram diagnóstico positivo e outros 731 pacientes ainda seguem aguardando resultado laboratorial.

De acordo com o Centro de Controle de Endemias, os bairros que registraram o maior número de casos confirmados de arboviroses até este período foram: Cruzeiro (356), Patagônia (219), Alto Maron (214), Brasil (210) e Centro (183).

Desde o mês de junho, as notificações vêm diminuindo gradativamente, mas os cuidados devem continuar para que a situação permaneça nesse ritmo. Por isso, é essencial evitar água parada em pratinhos de plantas ou qualquer outro recipiente; vedar adequadamente reservatórios de água; limpar a caixa coletora de água atrás da geladeira, além de evitar o descarte de lixo em locais e horários incorretos.

Caso alguém apresente sintomas característicos de uma dessas doenças, deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para ser notificado e receber atendimento médico. A população também deve fazer denúncias ou solicitar a visita dos agentes de endemias por meio do número (77) 3429-7421.

Advertisement