Política conquistense: Vereador Alexandre Xandó protocola pedido para que as atividades da Câmara tenham intérpretes de LIBRAS

 

Na segunda-feira, 04/01/2021, em seu primeiro dia de trabalho interno após a posse, o vereador Alexandre Xandó (Partido dos Trabalhadores) protocolou junto à Presidência da Câmara um ofício solicitando que todas as sessões e atividades da Casa tenham a interpretação simultânea em LIBRAS, visando garantir o acesso das pessoas surdas e com deficiência auditiva às discussões, votações e demais sessões da Câmara de Vereadores.

LIBRAS, a Linguagem Brasileira de Sinais é reconhecida como meio de comunicação legal desde 2002, com a Lei 10.436, e é a principal forma que as pessoas surdas ou com deficiência auditiva utilizam para se comunicar. Para o parlamentar, como as sessões (e suas transmissões por redes sociais) não contam com a interpretação simultânea, a comunidade surda e deficiente auditiva conquistense não tem acesso àquilo que está sendo discutido e votado, tendo o exercício de sua cidadania limitado devido à ausência de um intérprete.

Com este requerimento, o Vereador, que está em seu primeiro mandato, espera fortalecer a democracia no município, incluindo esta parcela da população nas discussões e atividades da Câmara Municipal e estimulando a participação cada vez maior das pessoas surdas e com deficiência auditiva. Em Vitória da Conquista, são cerca de 500 pessoas surdas cadastradas pela Prefeitura, além daquelas que não perderam totalmente a audição, mas se valem da LIBRAS para se comunicar.

“Nos últimos anos a Câmara chegou a realizar audiências públicas voltadas para esta parcela da sociedade, sobretudo no Dia Nacional do Surdo, 26 de Setembro. Essas atividades pontuais tem sua importância, mas precisamos de medidas efetivas, que criem condições para que a comunidade surda e com deficiência auditiva tenha acesso e também discuta os rumos da política conquistense que são tomados na Câmara. Esta medida é necessária para que ela seja, cada vez mais, a verdadeira Casa do Povo”, disse o jovem Vereador Alexandre Xandó.

 

Advertisement