Profissionais da Atenção Básica que atuam na linha de frente são vacinados contra a Covid-19

Desde a tarde dessa sexta (22), os profissionais de saúde que atuam no atendimento de pacientes com suspeita e confirmação da Covid-19 nas unidades de saúde da zona urbana e rural de Vitória da Conquista estão sendo vacinados contra a Covid-19.

As 42 unidades de saúde, que funcionam diariamente, são porta de entrada desses pacientes, por isso, esses profissionais estão incluídos no grupo prioritário para esta primeira etapa, como explica a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz: “o município também priorizou, nesse momento, os profissionais da Atenção Básica, pois eles estão em atendimento na linha de frente no combate à Covid, atendendo sintomático respiratório nas unidades”.

Zélia Silva Almeida, que atua no acolhimento dos pacientes da Policlínica de Atenção Básica CAE II, foi uma das profissionais a receber a vacina e conta sobre a satisfação em exercer a sua função mesmo em meio a pandemia: “é um risco que a gente coloca à saúde da gente, mas é um trabalho gratificante de estar ajudando outras pessoas. Agora veio a melhor parte, com a sensação boa de tomar vacina, que traz essa proteção e confiança. Um dia histórico na vida da gente”, relata.

Ao todo estão sendo vacinados, até a próxima segunda-feira (23), em torno de 1.100 profissionais das 48 equipes de saúde que atuam nas unidades da Atenção Básica de todo o município. Segundo a diretora de Atenção Básica, Julieide Rosa, foi feita uma estratégia para garantir a vacinação dos profissionais, que atuam na zona urbana, em seus respectivos locais de trabalho.

Advertisement