Conquista registrou 16 homicídios no mês de janeiro confira fotos e matérias

 


O assassinato chocante de uma mulher, no meio da rua e em pleno dia, colocou Vitória da Conquista de volta no noticiário nacional sobre violência e chamou a atenção para o grande número de assassinatos no primeiro mês do ano. Foram 16, quase todos por arma de fogo, dois tiveram uso de faca e outro teria sido por estrangulamento.

O total de crimes violentos letais intencionais (CVLI) deste começo de ano é o mais alto desde 2017, quando foram assassinadas 22 pessoas. O impacto também é maior porque 2020 terminou como o ano com menor índice de CVLI desde 2007 de acordo com a estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP). No primeiro mês do ano passado, foram registrados dez crimes violentos com resultado morte.

A violência de janeiro começou, no dia 2, com a morte de um rapaz de 18 anos, João Vitor Gonçalves, assinado no bairro Miro Cairo, no dia 2 de janeiro e chegou ao ápice com a bárbara execução de uma moça de 22 anos, Wellen Karine Soares Silva, no dia 30.

O começo de 2021 foi marcado por mortes brutais. Dois jovens foram assassinados e tiveram seus corpos carbonizados, um deles, Lucas Moreira Santos, de 23 anos. O principal suspeito está preso e teria confessado o crime com a alegação de que Lucas havia abusada da filha dele, de 12 anos, versão contestada por testemunhas que viram acusado e vítima discutindo na madrugada do dia do crime. Já Glauber da Silva Souza, foi baleado e depois teve o corpo queimado na localidade de Vivenda dos Palmares.

MULHERES

Das 16 vítimas fatais, quatro eram mulheres. Todos os assassinatos chocaram, mas dois ganharam grande repercussão. O primeiro foi o da comerciante Givanete de Souza Nogueira, de 52 anos, morta brutalmente, segundo as investigações da Polícia Civil, pelo ex-candidato a vereador de Vitória da Conquista, Everton Bruno dos Santos Miranda, por causa de uma dívida que o suspeito tinha com a vítima, que estava desaparecida desde o dia 19 e o corpo foi encontrada no município de Barra do Choça dois dias depois.

O outro chocou pela crueldade e pela ousadia dos assassinos, que filmaram todo o crime e divulgaram por aplicativos de mensagem. As imagens mostram quando Wellen Karine Soares Silva, 22 anos, andava só e tranquilamente pela Rua Olavo Bilac, no bairro São Vicente, no sábado, 30, dois homens chegam de moto e o carona atira várias vezes nela. Wellen Karine ainda corre, mas cai entre um carro e o meio-fio. O atirador se aproxima e continua atirando na cabeça dela com uma pistola. O piloto também sai da moto, vai até a mulher e

tá caída e atira com um revólver.

Todos os crimes tiveram o uso de armas de fogo, à exceção do que vitimou Givanete Nogueira, que teria sido morta estrangulada, depois de ter sido espancada, e do assassinato de Jaime Veríssimo dos Santos, de 38 anos, dia 7, no bairro Lage Grande, em Vitória da Conquista e de Eliomar Santos, morto na Ceasa de Vitória da Conquista no fim da tarde do dia 4.

Esta matéria foi construída a partir de pesquisas nos três dos principais sites de Vitória da Conquista: Blog do SenaBlog do Rodrigo Ferraz e Blog do Leo Santos. Em alguns momentos os sites contam a quantidade de crimes e o total chegaria a 17, mas não encontramos as  confirmações de que tenham sido todos no município. Provavelmente, os blogs tenham incluído o óbito e José Hermano, mais conhecido como “Zezinho” que foi sequestrado em Conquista e teve o corpo encontrado na zona rural de Barra do Choça.

ASSASSINATOS DE JANEIRO EM CONQUISTA

1. Paulo César Ramos de Carvalho, 38 anos, assassinado no bairro Vila Elisa, na madrugada do dia 2.

2. João Vitor Gonçalves, de 18 anos, morto a tiros no Miro Cairo na tarde do dia 2.

3. Eliomar Santos, morto na Ceasa de Vitória da Conquista no fim da tarde do dia 4. Populares informaram que houve uma discussão entre a vítima e o indivíduo que o esfaqueou.

4. Lucas Moreira Santos, 23 anos, foi encontrado carbonizado no dia 5, no bairro Kadija. Ele estava desaparecido. Testemunhas disseram que o jovem foi visto discutindo na rua com o suposto assassino a noite anterior ao crime.

5. Matheus Santos Jesus Silva, de 23 anos foi morto no início da manhã do dia 6, no bairro Panorama. O autor dos disparos estava em uma moto, se aproximou da vítima, efetuou os disparos e fugiu.

6. Jaime Veríssimo dos Santos, de 38 anos foi assassinado a facadas no fim da noite de 7 de janeiro, no bairro Lage Grande.  A polícia informou que ele foi atacado a facadas na região do pescoço. Populares ouviram pedidos de socorro e quando se deslocaram ao local do gritos já encontraram a vítima no chão, ensanguentada e morta.

7. O corpo de Glauber da Silva Souza, de idade não informada, foi encontrado queimado no Assentamento Vivenda dos Palmares. Ele teria sido morto a tiros e os assassinos atearam fogo ao corpo após a ação. Ele foi identificado porque os criminosos deixaram documentos ao lado do corpo.

8. Fernanda Almeida Souza, de 20 anos, conhecida por Nanda, acabou morta por dois homens em uma moto preta, que teriam dado seis tiros nela. O crime aconteceu em uma rua do bairro Ibirapuera, na Zona Oeste de Vitória da Conquista no dia 13, à noite. A família de Fernanda acredita que ela conhecia os assassino, pois saiu de casa após receber uma ligação.

9. Sérgio Manoel de Oliveira Santos, de 19 anos, foi executado a tiros na bairro Urbis VI, no dia 14 de janeiro. Segundo testemunhas, ele teria sido abordado por dois homens em uma moto, tentou correr, mas acabou Sendo baleado e morreu no local.

10. No dia 16 de janeiro, Clécia Lima dos Santos, natural de Iati (PE), conhecido por Paulistinha foi morta quando estava em um carro estacionado em um posto de combustível na Lagoa das Flores. Um homem que estava com ela foi baleado e sobreviveu.

11. Leandro Marinho dos Santos, 40 anos, conhecido como Léo Boca Preta foi baleado e morto na noite do dia 17, condomínio Morada Imperial, na Vila Elisa. Outro homem também foi baleado, mas sobreviveu.

12. Em 21 de janeiro, a Polícia Civil localizou na zona rural de Barra do Choça o corpo de Givanete de Souza Nogueira, 52 anos. Ela estava tinha sumido no dia 19. O suspeito pelo assassinato é o comerciante Bruno Miranda, que devia a ela R$ 15 mil, segundo as apurações.

13. Nilton Santana Junior, de 20 anos, foi executado em um homem bar na Rua São Roque, popular Rua do Piolho, no Bairro Brasil, no dia 22.

14. O jovem Micael Silva, 20 anos, foi vítima de atentado em um bar na noite do dia 23, no povoado de Itaipu. Segundo relatos, o criminoso chegou em uma moto de cor branca, efetuou os disparos e fugiu logo depois.

15. Maurício Bispo, 30 anos, trabalhava como frentista em um posto de combustível na Avenida Filipinas, bairro Felícia, na sexta-feira (29), quando foi alvo de três tiros disparados por dois homens em uma moto.

16. No sábado (30), Wellen Karine Soares Silva, de 22 anos, foi barbaramente executada no meio da rua, perto de uma igreja e de um hospital. Dois homens em uma moto se aproximam e um começou a atirar com uma pistola, ela correu e foi perseguida. O homem vai até ela e descarrega a arma a cabeça de Wellen. Depois, o condutor da moto sai do veículo e também atira nela, com um revólver. Os bandidos filaram tudo e espalharam o vídeo por WhatsApp

Fonte Blog do Giorlando Lima

 

 

Advertisement