Câmara dá inicio aos trabalhos legislativos com Sessão Preparatória

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista deu início, na manhã desta quarta-feira (03), aos trabalhos legislativos referentes ao ano de 2021. A Sessão Preparatória está prevista no Artigo 114 do Regimento Interno da Casa, definida como “a sessão que precede a instalação dos trabalhos na Câmara em cada legislatura”.

Além dos 21 parlamentares, participaram da sessão a prefeita em exercício, Sheila Lemos (DEM), o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), a ex-vice-prefeita Irma Lemos, representantes da sociedade civil, secretários municipais e a imprensa local. A abertura da sessão foi marcada pela declamação do poema “Noturno”, do conquistense Mozart Tanajura, por Edgar Larry, advogado e membro da Academia Conquistense de Letras. Teve ainda apresentação musical do cantor e compositor Xangai, e apresentação dos Hinos Nacional e de Vitória da Conquista pelo forrozeiro e sanfoneiro Ronny Barbosa.

Presidente do Legislativo Municipal, o vereador Luís Carlos Dudé (MDB) falou dos projetos para os próximos dois anos, destacando o papel da Casa no desenvolvimento da cidade: “Através das nossas comissões, vamos trabalhar de forma incansável para contribuir com o desenvolvimento de Vitória da Conquista. Vamos trabalhar incansavelmente no Plano Diretor Urbano, debruçando nesse projeto que a Prefeitura Municipal deverá nos enviar para que possamos fazer o nosso trabalho”. Ele ressaltou que um projeto como esse é de suma importância, “porque vai gerir os recursos da cidade pelos próximos 20 anos”.

Outro ponto citado pelo presidente foi a questão da reforma administrativa na cidade, que irá possibilitar melhorias no desenvolvimento local. “Também vamos trabalhar muito para reduzir o preço do combustível em nossa cidade. Essa Casa não vai se curvar a essas coisas. Temos o combustível mais caro da região e se for preciso, vamos à justiça para fazer valer o direito do conquistense”, afirmou.

Sobre os trabalhos internos do Legislativo, Dudé falou sobre o cumprimento do Regimento Interno e da Lei Orgânica do município. Citou o Código de Obras como defasado e a importância de atualização das leis e regimentos que regem a cidade e o Legislativo Municipal.

O presidente da Casa destacou, ainda, o trabalho do prefeito Herzem Gusmão e da ex-vice-prefeita Irma Lemos nos últimos quatro anos e desejou sucesso à atual gestão, que tem como vice-prefeita Sheila Lemos, e prefeito, Herzem Gusmão. “Estaremos aqui lado a lado para decidir o que for melhor para a nossa cidade”, disse.

A prefeita em exercício, Sheila Lemos (DEM), leu a mensagem do Executivo ao Legislativo e falou dos avanços promovidos na cidade nos últimos quatro anos, dos benefícios adquiridos e da expectativa de crescimento. Ela destacou a importância do trabalho em parceria com o legislativo, ressaltando a importância da Câmara na aprovação dos financiamentos junto à Caixa Econômica Federal.

“Agora, estamos renovando o compromisso de um novo momento e de um novo ciclo de desenvolvimento e trabalho para a nossa terra. Por isso, criamos um plano de governo pensando na Vitória da Conquista do futuro, que passa pela consolidação de políticas públicas reconhecidas nacionalmente da Gestão 2017/2020 e que precisam continuar sendo desenvolvidas para os próximos anos. Para isso, vamos contar, sem dúvida, com o apoio desta Casa Legislativa e com o discernimento dos nobres vereadores e vereadoras, nesse início de legislatura, que certamente marcará a história de Vitória da Conquista”, destacou Sheila Lemos.

A prefeita destacou ainda a liderança do prefeito Herzem Gusmão na projeção de Vitória da Conquista para os 200 anos da cidade. “A gestão do prefeito Herzem e da vice-prefeita Irma desenvolveu o Plano Municipal de Saneamento Básico, o Plano de Circulação Viária e reformulou o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, a ser em breve enviado para apreciação desta Casa”, concluiu Sheila Lemos.

 

Advertisement