Secretaria de Saúde iniciou a vacinação em domicílio dos idosos a partir de 90 anos

Hoje (3), logo cedo, as equipes de imunização saíram da Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde em direção à zona rural, bem como a diversos bairros da zona urbana, para iniciar a vacinação em domicílio dos idosos, a partir de 90 anos. A estratégia foi adotada para beneficiar aqueles que por falta de transporte, dificuldade de locomoção ou por estarem acamados, não puderam ir até o drive-thru.

Quem aguardava a chegada da equipe em casa era o casal de idosos, seu Valdemar Moreira (92) e dona Enésia Moreira (90), moradores do povoado da Cabeceira. “Eu já estava esperando qualquer hora essa vacina chegar aqui na nossa casa. Tô me sentindo protegida agora; graças a Deus por isso! Eu agradeço demais”, contou dona Enésia.

A filha do casal, Ivoneide Moreira, respirou aliviada. “A gente agradece de coração de ter essa vacina, porque está terrível a situação e o que a gente quer é proteger eles. Se Deus quiser, a equipe vai voltar pra dar a outra dose e vai ser melhor ainda”.

Na zona urbana, dona Maria Neusa Nascimento (91), que além de estar incluída no grupo prioritário, possui o Alzheimer como fator de risco, também recebeu sua primeira dose em casa. Sua filha, Luzimar Santos, descreveu a sensação de tranquilidade por tê-la vacinada: “Agora nós estamos nos sentindo bem, porque passa uma segurança pra ela e a gente se sente mais seguro também. Eu fico dentro de casa aqui direto, evitando sempre sair para não correr o risco de trazer essa doença pra ela”.

Para a estratégia de vacinação em domicílio dos idosos dessa faixa etária, seis equipes de imunização foram escaladas, como explica a Diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz: “Estamos trabalhando com seis roteiros, sendo quatro na zona urbana e dois na zona rural. Nesse primeiro momento, 12 a 16 localidades da zona rural estão sendo contempladas de áreas descobertas da Unidade de Saúde do CAE II. A vacinação dos idosos, acima de 90 anos, prosseguirá até que o quantitativo de vacinas disponibilizado ao município para este grupo se esgote”, pontuou.

Os cadastros para vacinação em domicílio continuam acontecendo e a medida que eles estão sendo registrados durante o dia, a Vigilância está elaborando novos roteiros para seguir com a vacinação durante o resto da semana. Além disso, a vacinação continua no drive-thru montado no Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO).

Como requerer a Vacinação em domicílio? Mediante cadastramento que poderá ser feito até a sexta-feira (5). O cuidador deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, portando documento pessoal do idoso, ou entrar em contato pelos números: (77) 98856-5093| 98856-5074| 98856-3824. As linhas estão disponíveis no horário das 08h30 às 12h e das 14h às 17h30.

Advertisement