Prefeitura articula renovação de acordo de cooperação técnica com a ChildHood Brasil

Sheila destacou a importância da parceria com a ChildHood Brasil

Na tarde dessa quinta-feira (04), a prefeita em exercício, Sheila Lemos, participou de reunião virtual com a nova diretora executiva da ChildHood Brasil, Laís Paretto, na qual trataram sobre o acordo de cooperação técnica firmado com o Município de Vitória da Conquista para implementação da Lei de Escuta Protegida (Lei 13.431/2017).

Firmado em janeiro de 2020, o convênio entre Prefeitura e ChildHood Brasil tem por objetivo aprimorar procedimentos e metodologia, especialmente para o atendimento integrado e a escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência no âmbito da Lei 13.431/2017 e do Decreto 9.603/2018.

Durante a reunião, o gerente de mobilização da ChildHood Brasil, Itamar Gonçalves, destacou o papel de Vitória da Conquista no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. “Vitória da Conquista é hoje uma referência nas políticas de enfrentamento a violência contra crianças e adolescentes, um case de sucesso para o Brasil. Desde o princípio notamos o comprometimento com os investimentos e a vontade de fazer acontecer. Ficamos orgulhosos de ver o alcance que a cidade terá e ser exemplo para outros municípios brasileiros”, destaca Itamar.

Segundo a nova diretora executiva Laís Paretto, a ChildHood Brasil tem muito orgulho da parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista

Para implementação da Lei 13.431/2017, além da parceria com ChildHood Brasil, a gestão municipal construiu com recursos próprios, o Complexo de Escuta Protegida. O espaço, que será entregue no final do mês de março, será o primeiro da Bahia e abrigará uma sala de depoimento especial e duas salas para a escuta especializada.

A prefeita em exercício destacou o comprometimento da gestão municipal em construir uma cidade com mais justiça social. “O prefeito Herzem Gusmão sempre foi um entusiasta da política de direitos humanos e desde o começo envidou esforços para que essa parceria com a Childhood se consolidasse. Agora, ficamos orgulhosos por ver Conquista como referência nacional nas políticas de direitos humanos e gostaríamos de desde já manifestar o desejo de prosseguir a parceria”, afirma Sheila.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, ressalta como estratégica a parceria com a ChildHood Brasil para implementação da Lei da Escuta Protegida. “Com o apoio técnico e institucional da Childhood Brasil estamos construindo uma nova forma de abordagem a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Isso será inédito na história da política da infância e adolescência no município. Estamos construindo um novo e melhor caminho na garantia de proteção à esse público especial”, complementa Michael.

Advertisement