Com a suspeita dos candidatos laranja do PP , Adão Albuquerque poderá entrar na vaga

A suspeita de fraude na cota de gênero nas eleições municipais de 2020 em Vitória da Conquista está sendo analisada pela Justiça Eleitoral. Agora, mais um partido está sendo investigado.

Uma ação de Impugnação do Mandato Eletivo (AIME) contra o Partido Progressista (PP) foi registrada na 39ª Zona Eleitoral de Vitória da Conquista. O processo é assinado pelo professor Adão Albuquerque, candidato a vereador nas eleições passadas pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

A ação segue em segredo de justiça e visa a cassação da chapa do PP por suspeita de registrar candidaturas de vereadoras laranjas. Dos 21 vereadores eleitos, o PP elegeu Dinho dos Campinhos, que ocupa uma cadeira na Câmara Municipal de Vereadores, pela primeira vez.

Caso seja comprovada a suspeita, o vereador eleito do PP perde a vaga. Após recontagem dos votos na cidade, a vaga pdoerá ser ocupada por Adão Albuquerque que recebeu 1.814 votos dos eleitores.

Esse não é o único processo por suspeita de candidaturas laranjas que corre na Justiça Eleitoral em Vitória da Conquista. Em dezembro do ano passado, o Ministério Público eleitoral apresentou à Justiça uma ação de investigação judicial eleitoral, na qual denuncia fraude em cota de gênero nas eleições realizadas no município.

Segundo o promotor de Justiça José Junqueira Oliveira, as candidaturas de Jaqueline Rocha Santos e Fabiana Lima Lopes ao cargo de vereador foram fictícias, serviram apenas para cumprir a cota de gênero do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). O MP solicitou a inelegibilidade de 25 pessoas e a cassação dos diplomas/registros dos candidatos eleitos.

Se a Justiça acatar a denúncia, o vereador eleito Orlando Filho (PRTB) pode perder a vaga na Câmara e ter seu registro de candidatura cassado. O candidato Edivaldo Ferreira Júnior, do Partido Trabalhador Brasileiro (PTB) poderia ser o ocupante da vaga. Ele recebeu 1.804 votos válidos.

Nas eleições municipais de 2020, dos 446 candidatos, 27 candidatos tiveram de 0 a 10 votos. Desse número, 11 candidatos não receberam nenhum voto, nem o próprio. São eles: cinco candidatos do PL, duas candidatas do PRTB, um do PODE, dois do PTC e um do PP.

Fonte Blog do Sena

Advertisement