Otto vai convocar presidente do Cade para entender suposto cartel nos combustíveis

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, presidida pelo senador baiano Otto Alencar (PSD) (veja aqui), aprovou nesta quinta-feira (25) um requerimento para ouvir o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto para entender a suposta existência de um cartel formado por distribuidoras de combustível.

“Eu fiz em 2018, foi da minha autoria [projeto], quando o cartel dos combustíveis estava dominando. Eu aprovei no Senado o PDS61/2018 para derrubar o artigo 6 da resolução 43 da ANP. A portaria é um absurdo. Ela não permite que o produtor de etanol entregue no posto. Tem que passar por um atravessador. Em Pernambuco, tem uma produção. O caminhão tem que levar na distribuidora. Para ele então, certificar, e inclusive volta para a cidade onde estava produzindo”, comentou ao Bahia Notícias.

Otto esclareceu que a venda só pode ser feita se for o combustível for “passado para a distribuidora”. “O presidente andou reclamando e eu fui lá e tomei atitude”, comentou Otto, que deverá debater o tema em uma audiência pública ainda sem data definida.

Advertisement