Prefeitura assina convênio com Uesb para oferta de mestrado a professores da Rede Municipal

Mais uma grande passo foi dado para consolidar a qualidade da educação de Vitória da Conquista. Na manhã desta quinta-feira (11), a Prefeitura Municipal e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) assinaram um convênio que possibilitará a oferta de um curso de mestrado aos professores efetivos da Rede Municipal de Ensino. O ato aconteceu no Gabinete Civil.

Representantes da Uesb e da Prefeitura se reuniram para a assinatura do convênio nesta manhã

O curso faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGen) da Uesb e tem previsão para ser iniciado até o mês de julho. Serão disponibilizadas 25 vagas aos professores – o que dará à Rede Municipal a oportunidade de aumentar em quase um terço o número de mestres em seu corpo docente.

“Vamos capacitar os nossos professores para que isso chegue lá na ponta, chegue às nossas crianças”, afirmou a prefeita em exercício, Sheila Lemos. “O Governo entende que a educação é o bem maior. Então é de suma importância esse convênio hoje com a Uesb, para a gente capacitar o nosso quadro”, completou a gestora.


De acordo com a prefeita Sheila Lemos, a educação é uma das prioridades do Governo

O secretário municipal de Educação, Esmeraldino Correia, comemorou os benefícios que essa parceria trará para a educação municipal: “Estamos exultantes, como Prefeitura, como Secretaria de Educação, sabendo que acabamos de firmar um convênio de grande êxito; exatamente para dar à Rede, aos nossos professores, essa capacitação intelectual tão primordial, tão essencial, no lidar diário da educação.”

Para o reitor da Uesb, professor Luiz Otávio Magalhães, o convênio trará resultados de grande impacto social. “Tudo aquilo que é produzido [pela Universidade] tem que estar integrado com as necessidades sociais, tem que estar integrado com as exigências acadêmicas de pesquisa, tem que estar integrado com as exigências de formação na área de ensino. E essa formação é mais uma tentativa que a gente faz de demonstração da importância desses princípios para o desenvolvimento social”, declarou.


A parceria entre a Prefeitura e a Uesb possibilitará a formação de 25 professores da Rede Municipal no curso de mestrado

O coordenador do PPGen, professor Benedito Eugênio, deu mais detalhes sobre o curso: “A gente vai conseguir, de fato, ter uma atuação mais focalizada, mais direta, pensando em currículos e propostas de pesquisa mais focalizados na Rede Municipal. E por isso, a gente acredita que vai contribuir muito não só para a formação de professores, mas para o processo de aprendizagem depois, lá na ponta – que são as crianças, adolescentes, jovens e adultos.”

Advertisement