Prefeitura alerta para aumento de queimadas em Conquista

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) vem desenvolvendo um trabalho de combate a queimadas em áreas de preservação ambiental do município. Na tarde desta quarta-feira (31), a brigada de incêndio da Semma esteve no Bairro Nova Cidade para combater um novo foco incêndio.

Com a estiagem e as altas temperaturas, as áreas verdes da cidade se tornam pontos vulneráveis e propícios às queimadas, que acarretam danos a saúde da população. Por isso, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, atear fogo na vegetação é crime, com previsão de pena de reclusão de dois a quatro anos. Da mesma forma, o cidadão que faz uso de fogo sem licença mesmo em terreno particular poderá sofrer multa administrativa e ser chamado a reparar os danos causados, além de responder a processos criminais.

A secretária de Meio Ambiente, Ana Claudia Passos, afirmou que, apesar da proibição, as ocorrências de incêndio no município têm sido constantes. “Infelizmente, muitas pessoas têm a prática de atear fogo em terrenos baldios e por isso estaremos intensificando a fiscalização e autuando os responsáveis. Dessa forma, alertamos a população que evite esse tipo de prática e denuncie seus autores”, ressaltou.

Para comunicar sobre focos de incêndio, a comunidade pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, por meio do 193, ou com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio do telefone (77) 3429-7900.

Advertisement