*CONJUNTO PENAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA REALIZA DOAÇÃO DE HORTALIÇAS PARA INSTITUIÇÕES DE CARIDADE.*

 

Na tarde desta sexta-feira (09/04), o Conjunto Penal de Vitória da Conquista – Defensor Público Paulo Hortélio, através da Horta da Unidade realizou a doação de 80 (oitenta) pés de alface a Casa do Amor e ao Lar da Misericórdia, instituições de caridade que realizam belíssimos trabalhos de filantropia para diversas pessoas de Conquista e região.
A Horta do CPVC faz parte de um projeto, dentre vários outros que a Unidade desenvolve ao longo dos seus 04 anos e meio de funcionamento. Esta oficina conta com a participação de 06 (seis) reeducandos (entre eles um engenheiro agrônomo) e visa a geração de renda, o ganho de experiência profissional, redução de reincidência criminal, proporcionando ao participante o benefício da remição da pena e uma funcionalidade em seu retorno a sociedade.
O projeto é coordenado pela Terapeuta Ocupacional Ellen Ramos, colaboradora lotada na unidade e que também atua em outras oficinas que o CPVC desenvolve. Para a Terapeuta Ocupacional Ellen Ramos “as oficinas são oportunidades que os reeducandos encontram para poder resgatar alguns valores perdidos para o convívio em sociedade, ajudando na Elevação da auto-estima, maior condicionamento psicológico e comprometimento social”.
Para o Diretor Adjunto Rômulo Ferraz “o importante é buscar para esses internos que estão com sua liberdade privada, a conscientização de que eles possuem uma função social e devem buscar essa reinserção na sociedade através dos princípios e virtudes morais”.
Além da Horta, a Unidade conta também com outras atividades laborativas como fábrica de sandálias, sabonetes, corte e costura, serigrafia, reciclagem, oficinas de tela e pintura, padaria e manutenção predial.
Todas as atividades seguem procedimentos rígidos que obedecem as diretrizes e protocolos de segurança e higiene, a fim de evitar o contágio pelo COVID-19.
O Conjunto Penal de Vitória da Conquista foi inaugurado em agosto/2016 e é administrado no modelo de cogestão, entre o Governo de Estado e a Empresa Socializa, sendo um Estabelecimento Prisional integrante da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização – SEAP, destinado a custódia de presos do sexo masculino, sendo sentenciados do regime fechado e presos provisórios.

Advertisement