Maio Materno foca na qualificação para atendimento às gestantes e puérperas

A programação da campanha Maio Materno segue mobilizando a população e os profissionais com diversas ações que evidenciam os cuidados ofertados às gestantes e puérperas nos serviços da Rede Municipal. Desde segunda-feira (17), médicos e enfermeiros participaram das oficinas que reforçaram a qualificação do atendimento às gestantes nas consultas de pré-natal de risco habitual e as puérperas (42 dias pós-parto) nas unidades de Saúde do município.

Para os três dias de oficinas, foram convocados profissionais de 58 equipes de saúde da Atenção Básica da zona urbana e rural, que receberam atualizações técnicas sobre os parâmetros de melhoria do acesso e da qualidade do pré-natal como estratégia para garantir desfechos favoráveis para a gestação.

A coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Atenção Básica, Gislany Fontes, ressaltou que continuar capacitando os profissionais da rede para o atendimento dessas mulheres “é de extrema importância considerando que a gestante e a puérpera já são grupos prioritários. Nosso maior objetivo é melhorar o acesso e qualidade da assistência visando a redução da mobimortalidade materna e infantil”.

A atividade reforçou a avaliação do indicadores de Atenção Básica voltados exclusivamente para a assistência durante a gestação, como o início precoce do pré-natal até a 12ª semana de gestação, realização do teste rápido diagnóstico HIV e Sífilis na primeira consulta, avaliação odontológica, assistência multiprofissional no cuidado integral da gestante com vários profissionais da rede.

A atividade também contou com o apoio da Diretoria de Vigilância em Saúde, que apresentou dados estatísticos e abordou sobre a sífilis congênita na gestação.

Advertisement