Em pouco mais de seis meses, obras da Prefeitura avançam em várias partes de Vitória da Conquista

Com a aplicação de recursos próprios, oriundos do Tesouro Municipal ou dos empréstimos tomados na Caixa, dentro do programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), e de emendas parlamentares, a Prefeitura de Vitória da Conquista vem investindo em obras de infraestrutura e serviços em todo o município, com o objetivo de melhorar a mobilidade e a qualidade de vidas das pessoas. Pelo menos R$ 12 milhões já foram investidos nos últimos seis meses.

E a orientação dada pela prefeita Sheila Lemos para todas as secretarias é a de buscar a integração entre os diversos setores de modo a aumentar a presença da Prefeitura na cidade e na zona rural, com obras que melhorem a estrutura e facilitem a vida das pessoas.

“A obra de um governo não é apenas aquela que leva cimento, ferro e asfalto, por isso damos atenção a demandas importantes como o cuidado com a criança e o adolescente, com a implantação do Complexo de Escuta Protegida e a aproximação cada vez maior dos projetos sociais da população, por meio dos programas do SUAS e da nossa Secretaria de Desenvolvimento Social”, ressalta a prefeita. No entanto, diz Sheila, “as obras de infraestrutura viária, a drenagem, o asfalto, trazem mais conforto, segurança e valorizam os bairros e a vida das pessoas, por isso não paramos o trabalho, estamos apenas começando e muito mais ainda vai ser realizado”.

Um dos bairros beneficiados é o Bruno Bacelar, que tinha problemas históricos de infraestrutura, especialmente falta de drenagem e pavimentação. Além das obras realizadas nas diversas ruas, o Estádio Municipal da Zona Oeste, conhecido como Murilão, localizado no bairro, está sendo revitalizado e será transformado em um local voltado para o lazer e o esporte para os moradores da região. O Murilão, que possui um campo com dimensões para receber partidas oficiais, deverá ser entregue até o final deste ano.


Além do campo que será revitalizado, uma área de lazer será construída no Estádio Murilão

Nos bairros Conjunto da Vitória, Renato Magalhães, Conveima I, Cruzeiro e Nossa Senhora Aparecida, onde, ontem (15), teve início o asfaltamento das ruas D, E e Santa Luzia, a Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) realiza diversas obras, a maioria na sua fase de conclusão. Entre outras obras, a empresa que implantou a ligação do Conveima I ao Morada dos Pássaros, na Avenida Integração. Ao mesmo tempo foi retomada a obra da Avenida Perimetral, com a continuidade do segundo trecho.

No Cruzeiro está sendo reformado o campo de futebol, que ganhará alambrado e iluminação além de calçada com acessibilidade no entorno do campo. A obra está sendo realizada com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Arthur Maia, com contrapartida do Tesouro Municipal.


Obras do segundo trecho da Avenida Perimetral, que liga o Morada dos Pássaros ao Bairro Conveima I

Outra região residencial que teve uma expressiva mudança em sua estrutura viária foi o loteamento Renato Magalhães. Situado na Zona Sul da cidade, próximo ao anel rodoviário, padeceu por anos pela falta de infraestrutura e hoje tem todas as ruas pavimentadas. Morador há 23 anos da rua José Machado Costa, Zenilton Freitas, relata que a vida mudou completamente com a chegada do asfalto. “Aqui o sofrimento era grande principalmente quando chovia. A água invadia as casas, não dava pra passar pela rua. Hoje a felicidade de toda a vizinhança é enorme com a chegada do asfalto. Ficou uma maravilha!”, afirmou o morador.


Zenilton Freitas comemora chegada do asfalto no Renato Magalhães

Na Zona Leste, chama a atenção o avanço da obra da terceira etapa da modernização da Avenida Olívia Flores, onde estão sendo investidos R$ 1.344.558,48. A etapa em andamento inclui o fechamento do canal, que receberá uma laje de alta estrutura e se transformará em calçada, com ciclovia e pista de caminhadas, paisagismo, nova iluminação e total acessibilidade, e a remoção da rotatória de ligação com a Avenida Luís Eduardo Magalhães, que ganhará um cruzamento com sinalização por semáforos.

Advertisement