Vigilância Sanitária fiscaliza medidas restritivas contra Covid-19 em bares e supermercados no fim de semana

A equipe da Vigilância Sanitária (Visa), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou neste fim de semana mais uma operação de fiscalização do cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 estabelecidas por decreto municipal. No sábado, foram vistoriados bares e restaurantes situados na Zona Leste de Vitória da Conquista. E neste domingo a Visa realizou a fiscalização em supermercados e estabelecimentos de atacado.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Vieira, apesar de algumas irregularidades, o comportamento da maioria das pessoas e estabelecimentos tem sido positivo. “No começo do processo de reabertura, chegamos a notificar cerca de 80% dos estabelecimentos por irregularidades e hoje essa média caiu para cerca de 40%, que é um bom indicativo. Constatamos que houve uma melhora no comportamento, mas, ainda assim, o órgão não deixará de cumprir seu papel de fiscalizar e adotar medidas severas quando possível”, explicou Maico.

Proprietário de um dos estabelecimentos visitados, Victor Leite disse que um dos grandes desafios dos empresários é administrar o horário e a rotatividade de clientes. “Os clientes, às vezes, ficam um pouco arredios às regras, o que torna este trabalho com eles um pouco difícil. Temos buscado operar corretamente e a Prefeitura, através da Vigilância, têm feito um trabalho exemplar desde o começo da pandemia, dando todas as chances de nos adequar”, contou o empresário.

Fiscalização em supermercados e atacados – No domingo, a inspeção foi em supermercados de grande porte em toda a cidade. Foram averiguadas, além das medidas de prevenção à Covid-19, as instalações e o acondicionamento dos produtos. No total, foram lavradas quatro notificações e dois autos de infração nestes estabelecimentos.

Em suas ações, a Vigilância Sanitária realiza uma abordagem educativa, sempre fornecendo as informações necessárias para a regularização dos estabelecimentos antes de uma eventual notificação. As denúncias também são apuradas e podem ser feitas na Secretaria de Saúde, na Rua Rotary Club, nº 69, Centro, pelo telefone: 3429-7432,ou pelo e-mail [email protected].

Advertisement