Centro Covid-19 vai funcionar das 7h às 19h a partir da próxima segunda (2)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, a partir de segunda-feira (2), o Centro de Atenção Municipal Covid-19 funcionará de segunda à sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados, das 7h às 13h.

O Centro Covid-19 foi uma das principais medidas tomadas pelo município para o enfrentamento ao novo coronavírus, em caráter excepcional e temporário de atuação, a fim de complementar as equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde, em regime de 24h. O serviço tem incentivo financeiro do Governo Federal de R$ 100 mil por mês, sendo necessário aporte mensal extra de recursos próprios do município.

Mesmo com a ausência do envio do recurso financeiro do Governo Federal desde o mês de junho de 2021 e após análise histórica e atual da situação do cenário de Saúde Pública em Vitória da Conquista, a Prefeitura vai continuar com o compromisso de assumir o serviço, com responsabilidade, para garantir assistência aos munícipes, fazendo a modificação do horário de funcionamento do Centro Covid.

Com o novo formato, a quantidade de médicos será duplicada por plantões de 6h, além de aumentar também a assistência de enfermagem durante o mesmo período. Dessa forma, o Centro dobrará a capacidade de atendimento à comunidade durante todo o dia, considerando que no horário noturno foi observada uma diminuição no fluxo de pacientes no serviço.

Também será instalada uma Central de PABX no setor, como uma medida resolutiva para melhorar a triagem inicial do paciente com o intuito de minimizar possíveis aglomerações no Centro Covid-19 e visando dar mais rapidez aos atendimentos.

O Call Center noturno será desativado e será implantado um novo canal de acesso do cidadão ao sistema de controle e monitoramento da Covid-19, gerenciado pela SMS. Nesse canal, o paciente poderá fazer o seu registro no sistema, que funcionará de forma on-line, e será direcionado ao sistema de monitoramento. A melhoria do Call Center vai proporcionar resolutividade e facilitar o acolhimento dos usuários, sendo possível gerar relatórios estatísticos.

Também está sendo criado uma plataforma on-line para marcação de consultas, para que, dessa forma, o Call Center e as Unidades de Saúde consigam agendar mais usuários com mais segurança, respeitando os protocolos de prevenção.

Após diversas discussões com as equipes técnicas, a SMS acredita que essa é a decisão mais acertada a ser tomada neste momento e acompanhará de perto os desdobramentos da pandemia e as necessidades de reajustes estruturais e de assistência, para continuar garantindo assistência em saúde à população.

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