Agosto Dourado começa com informação e música no Hospital Esaú Matos

A Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), por meio do Hospital Municipal Esaú Matos e do Banco de Leite Humano (BLH) e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início, nesta segunda-feira (3), à programação do Agosto Dourado e da Semana Mundial do Aleitamento Materno. As ações especiais começaram com muita música e emoção nas alas do Esaú Matos.

Com a participação da banda da Patrulha Solidária, da Polícia Militar (PM), foi realizado um “mamaço musical”, que além de alegria, levou informação sobre a importância das campanhas voltadas ao incentivo à amamentação para pacientes do Hospital. “Foi muito lindo e emocionante, alegrou a nossa tarde”, afirmou Jeniffer Santos Almeida, mãe do pequeno Caio, que nasceu no último domingo (1º) no Esaú Matos. Para ela, ações como essa são fundamentais, pois a amamentação é um grande ato de amor que precisa ser incentivado. “Estimular a doação de leite também é muito importante, porque há mães que não conseguem amamentar e os bebês precisam desse alimento tão rico”, completou Jeniffer.

Segundo Orlanda Barreiras, coordenadora do Banco de Leite Humano, esse é o grande objetivo das atividades do Agosto Dourado: “esse é um mês de incentivo, apoio e proteção ao aleitamento materno e chamamos de dourado porque o leite é o alimento padrão ouro para a alimentação dos recém-nascidos”. Assim, de acordo com a coordenadora, as atividades deste ano, ao abordarem o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, buscam sensibilizar toda a sociedade sobre a importância da amamentação e da doação de leite materno,

Na abertura do evento, o diretor-geral da FSVC, Diogo Azevedo, destacou a preocupação da Fundação em sempre promover ações que garantam a saúde dos bebês, não só em momentos como o Agosto Dourado, mas durante todo o ano. “Somos uma instituição amiga da criança, por isso, não medimos esforços para desenvolver estratégias que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida dos nossos pequenos. E o incentivo ao aleitamento materno é fundamental para evitar a mortalidade e a morbidade infantil”, reforçou o diretor.

A programação do Agosto Dourado segue até o dia 28, com atividades no Hospital Esaú Matos e no Banco de Leite Humano, além de unidades de saúde do munícipio.

Advertisement