Com tiroteios cada vez mais frequentes, coronel Xavier avisa: ‘Precisamos conversar’

“A sociedade deve parar para discutir esse assunto com todo o carinho. Essa briga não é só do pessoal da segurança, é de todos” | Foto: Polícia Militar da Bahia

Uma lamentável constatação: os tiroteios nas ruas, antes comuns no Rio de Janeiro, cá só esporádicos, a cada dia estão mais frequentes. Só nos últimos 15 dias em Salvador aconteceram em Valéria, IAPI, Fazenda Grande, São Caetano e também no Porto da Barra.

A questão: na medida em que o tempo passa, a situação só piora. E aí, qual é o caminho para encontrar o caminho da vida de antes? Com a palavra o coronel Manoel Xavier de Souza Filho, ou coronel Xavier, comandante de Operações Policiais Militares da Bahia, o terceiro na hierarquia da PM:

— Acho que a sociedade deve parar para discutir esse assunto com todo o carinho. Essa briga não é só do pessoal da segurança, é de todos.

Aprendizado

As tensões em Salvador também crescem no interior, e o coronel Xavier diz não acreditar, como dizem, que os traficantes do Rio de Janeiro, acossados lá, migraram para cá.

— Creio mais que alguns traficantes de cá passaram um tempo no Rio, e aprenderam algumas táticas lá, como no Nordeste de Amaralina. Antes, eles corriam aleatórios. Agora, já usam tática semelhantes às da polícia.

Diante do cenário, ganham corpo a tese da liberação das drogas e passar a tratar o assunto como questão de saúde pública, em vez de questão de segurança, segundo a qual a PM está numa briga que não é dela.

Coronel Xavier diz que é uma saída. Certo é que do jeito que vai a guerra só cresce.

Advertisement