Focos de incêndio aumentam e Secretaria Municipal do Meio Ambiente diz que é preciso conscientização para evitar

Mais de 300 focos de incêndios já foram registrados em Vitória da Conquista neste ano. De acordo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), os incêndios estão ocorrendo na zona urbana e também na zona rural. Geralmente, eles acontecem pela ação humana, quando, por exemplo, alguém acende o fogo para fazer limpeza de alguma área, ou com a bituca do cigarro jogada na beira da estrada. O caco de vidro descartado no lixo que recebe a incidência da luz solar também pode gerar um foco de incêndio, porque o vento forte, a baixa umidade do ar, o tempo muito seco e quente são fatores propícios para que o incêndio se alastre com maior facilidade.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, diz que, no caso da capina, o correto é fazer a limpeza com enxada ou outro instrumento, e lembrou que a queimada constitui crime ambiental. “É quase sempre ação humana, porque sabemos onde tem a vegetação que não tem lixo, caco, cigarro, ou nenhum dos outros condutores para que ocorra o foco de incêndio e ele acontece. E nós já escutamos diversas denúncias dos moradores que viram alguém colocando fogo e saindo, nós já achamos fósforo, muitos indicativos que é ação humana”.

Os danos causados pelos incêndios afetam tanto o meio ambiente quanto a população. “A queimada destrói a vida tanto da vegetação quanto dos animais. Polui a atmosfera, o ar, as pessoas não conseguem respirar direito, sempre com a fuligem, fumaça, o cheiro forte. Pode chegar a residências e levar a óbito até pessoas”, alerta Ana Cláudia.

A secretária destaca o trabalho e o investimento realizados pela Prefeitura, desde 2019, para atuar no combate aos incêndios em parceria com o Corpo de Bombeiros, por meio da equipe formada por 11 brigadistas da Semma, que recebeu formação do Corpo de Bombeiros. “São servidores da nossa secretaria que se empenham muito”.

“Temos material adequado, uma parceria muito boa com o Corpo de Bombeiros, e o caminhão-pipa que vai aonde o incêndio ocorre, para poder melhorar a logística e apagar o fogo o quanto antes. Estamos a cada dia nos esforçando mais, mas é preciso da ajuda de todos nessa conscientização e colaboração com a saúde população e com o meio ambiente”, diz a secretária.

Conscientização – Ao ver um foco de incêndio, a pessoa deve ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros no número 193, e também para a Semma, que pode acionar os bombeiros e ir com a equipe própria de brigadistas até o local. Ana Cláudia reforça a importância de as pessoas evitarem jogar lixo em terrenos e de preservarem o meio ambiente. “É preciso consciência de todos acerca dos riscos e prejuízos dos incêndios, na questão da preservação, porque nos incêndios matam a vegetação e muitos animais. As árvores são muito importantes para o meio ambiente e nossa qualidade de vida”, afirma.

Advertisement