Governo municipal apresenta projeto para área do antigo aeroporto à Superintendência do Patrimônio da União

Nesta quinta-feira (7), o secretário municipal de Infraestrutura, Jackson Yoshiura, esteve no escritório regional da Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU/BA), em Salvador, para apresentar um projeto de utilização pelo Município da área do antigo aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, que deverá contar com o apoio do Governo Federal na sua implantação. O terreno de 1 milhão de metros quadrados, situado dentro do espaço urbano do município, foi cedido pela Prefeitura na época da construção do aeroporto.

A SPU é um órgão vinculado ao Ministério da Economia, responsável pela incorporação e regularização do domínio dos bens, sua adequada destinação, além do controle e fiscalização dos imóveis da União. Em agosto, a prefeita Sheila Lemos protocolou um documento na Casa Civil, Ciro Nogueira, contendo um pré-projeto da viabilidade de aproveitamento e urbanização para utilização da área e sobre a importância da devolução do terreno do antigo aeroporto.

Já em setembro, Sheila reiterou o projeto de Vitória da Conquista ao próprio presidente, Jair Bolsonaro em sua passagem pela cidade, a caminho de Tanhaçu, no mês passado. No documento entregue a Bolsonaro, ela solicita a adesão de Vitória da Conquista ao Programa SPU+, para que, em comum acordo com a União, o Município possa conduzir os investimentos para urbanização do antigo aeroporto.

Acompanhado pelos arquitetos Franklin Muniz e Joana Vargas, o secretário reafirmou à equipe da SPU o pleito da Prefeitura de reverter a área federal para o Município e nela construir um bairro planejado que contemple as áreas de interesses sociais, inclusive zonas especiais, administrativa, parques e lazer, e também área comercial e de moradia popular. “O governo da prefeita Sheila Lemos, que trabalha com o conceito de cidade para pessoas, apresentou à SPU um projeto que pode propiciar o melhor aproveitamento da área do antigo aeroporto, revertendo-a para a comunidade e criando novo vetor de desenvolvimento da cidade”, disser Jackson, que considerou a conversa produtiva e saiu otimista.

Advertisement