SIMPÓSIO OUTUBRO ROSA: PROFISSIONAIS DISCUTEM SAÚDE, SEXUALIDADE, FEMINICÍDIO E DIREITOS DA MULHER*

 

Com foco na ampliação das discussões em torno da mulher, aconteceu neste sábado (23) o 1º Simpósio Outubro Rosa: Saúde e Direitos da Mulher, que contou com o apoio do Instituto Conquistense de Oncologia (Icon). O evento teve a participação de diversos profissionais das áreas da Medicina, Psicologia, Direito, Sociologia, Gestão e Política, em uma série de debates que tratou de temas como a prevenção do câncer de mama, saúde e sexualidade feminina, direitos sociais e econômicos, empreendedorismo e ações de prevenção e combate à violência e ao feminicídio.

O organizador do evento e oncologista do Icon, Dr. Renato Marinho, destacou que o Outubro Rosa vai além da conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de mama, sendo também uma oportunidade de ampliar o debate para outras questões urgentes sobre a mulher na sociedade. “O cuidado às mulheres tem uma dimensão muito maior e complexa, pois vivemos constantemente inúmeras ameaças ao bem-estar da mulher. O momento atual exige um debate mais amplo e profundo”, ressaltou.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o quinto país com maior número de feminicídios no mundo. Dado que deixa ainda mais evidente a importância de eventos como este e da urgência de implantação de ações em prol da segurança, saúde e bem-estar das mulheres.

Para o Dr. Renato, o simpósio “foi um marco em nossa cidade e temos certeza que, a partir deste evento, surgirão novas ações e projetos, na busca por uma sociedade mais justa e segura para as mulheres”, completou.

O evento contou com a presença de diversos representantes da sociedade civil e da imprensa. Na programação dos painéis apresentados, foram convidados a diretora médica do Icon, Dra. Daniele Pedreira; a Secretária de Saúde do município, Ramona Cerqueira; a delegada da DEAM, Gabriela Garrido; o delegado da Polícia Civil, Paulo Henrique Oliveira; o tenente da PM de Cândido Sales, Fabiano Barbosa; a ginecologista Dra. Carla Cristiane; a advogada e representante do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Dra. Joana Rocha; a juíza Janine Soares; a psicóloga Karine Barbosa; a psiquiatra Dra. Roxana Pierre;
a cardiologista Aline Guimarães e as empresárias Gisely Andrade e Ana Luísa Gesteira.

O evento contou com o apoio do Icon, Fainor, Arezzo, AnaCapri, TV Sudoeste, Aline Brasil (cerimonialista), Prefeitura Municipal e das agências vOcevê Multicomunicação e Gente Propaganda.

Advertisement