Passeio ciclístico marca Dia D da campanha Outubro Rosa

Ciclistas percorreram algumas das principais avenidas da cidade

Para alertar, em especial, as mulheres sobre a importância da prevenção quanto ao câncer de mama, a Prefeitura realizou, na manhã deste domingo (24), o Dia D da campanha Outubro Rosa, começando pelo passeio ciclístico, organizado pelo Grupo Somos Todas Maravilhas. Nem mesmo a garoa fina, que insistia em cair, desanimou as dezenas de ciclistas que chamaram a atenção para a data, pedalando por algumas das principais avenidas da cidade.

“Levamos para as mulheres a mensagem de que elas devem fazer o autoexame das mamas, de que as chances de cura de muitos casos aumentam se diagnosticadas precocemente com esse gesto. E esse é um alerta que faremos todos os dias”, comentou uma das ciclistas do Grupo Ciclístico Feminino Somos Todas Maravilhas, a servidora pública Gicele Pereira.


Prefeita Sheila Lemos acompanha atividades e reforça importância da prevenção

Além do passeio ciclístico, o Dia D também proporcionou uma série de serviços de saúde no estacionamento do Boulevard Shopping, como aferição de pressão, roda de conversa com mulheres em tratamento do câncer de mama, entre outros. As atividades foram acompanhadas pela prefeita Sheila Lemos.

“O Outubro Rosa é um período no qual buscamos conscientizar, informar as mulheres, principalmente, sobre o autoexame e o cuidado que a mulher deve ter com a própria saúde. Temos de mostrar para elas que a prevenção é o melhor caminho. Por isso, é muito importante estarmos com todas essas mulheres aqui participando do Dia D”, avaliou a prefeita.


A aposentada dona Tereza foi diagnosticada com câncer de mama há quatro anos e reconhece a importância do diagnóstico precoce

Aos 68 anos, a aposentada Tereza Oliveira foi submetida a uma mastectomia, cirurgia de remoção completa da mama, em razão de câncer de mama diagnosticado há quatro anos. Ela fez questão de participar da atividade e reconheceu a importância de iniciativas como a da Prefeitura para aumentar a conscientização e, consequentemente, o diagnóstico precoce.

“Em 2017, fiz o autoexame das mamas e percebi que havia algo de diferente em um dos seios. Imediatamente, busquei ajuda e passados alguns dias estava operada. Então, posso afirmar que o autoexame, o diagnóstico precoce é muito importante. Assim que a mulher observar alguma diferença no seu corpo, ela deve buscar a unidade de saúde. Por isso, a Prefeitura proporcionar esse espaço para divulgar essas informações, falar também de prevenção, é muito importante”, avaliou.


Palestras educativas fizeram parte da programação

O Dia D da campanha Outubro Rosa foi realizado em parceria também com a Associação de Ciclismo do Sudoeste da Bahia, Grupo Ciclístico Feminino Somos Todas Maravilha, Hospital Samur, Colégio Boock, Fio Laser SPA, dentre outros colaboradores.

Advertisement