Parceria com PM e Corpo de Bombeiros garante atendimento aéreo do Samu 192 nas localidades sem acesso por estrada

Com as chuvas fortes, muitas localidades da zona rural ainda estão sem acessos por estradas e várias famílias ficaram ilhadas em diversos pontos, dificultando o deslocamento das equipes de saúde para prestar atendimento. O quadro levou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) buscar o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Hoje à tarde, a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, e o diretor geral do SAMU 192, Murilo Lemos, se reuniram com os comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), coronel Ivanildo da Silva, e com o coronel Antônio Júlio Silva, que está coordenando a operação de emergência do Corpo de Bombeiros na região Sudoeste, e o comandante do 7º GBM BA, tenente-coronel Paulo Araújo, para buscar a viabilização de apoio aéreo para as ações onde não é possível chegar por terra.

Ramona Cerqueira explicou aos comandantes que, em alguns povoados, não foi possível atender nem com veículos utilitários. “Contamos com o apoio do Clube do Jeep para conseguir chegar a alguns locais, mas em outros não foi possível mesmo. Estamos buscando essa parceria com a PM e o Corpo de Bombeiros para alinhar o fluxo de atendimento com o apoio das aeronaves para atender ocorrências que poderão surgir e a nossa equipe do Samu 192 poder chegar até o local para prestar socorro”, explicou a secretária.

O coronel Ivanildo disse que a parceria é necessária para articulação do atendimento das ocorrências que surgirem na região e assegurou apoio. “Nós temos essa parceria muito forte entre governos do estado, municipal e federal para que essas forças, juntas, possam fazer o melhor para a nossa comunidade, principalmente aquelas que estão desassistidas nesse momento em razão das fortes chuvas em nossa região”, destacou o coronel.

Na reunião com o coronel Antônio Júlio Silva e o tenente-coronel Paulo Araújo, a secretária Ramona Cerqueira obteve a confirmação de que pode contar com a corporação. Os oficiais, firmaram apoio para as ocorrências emergenciais que surgirem nos locais de difícil acesso por vias terrestres.

Advertisement