Modernizar a secretaria e ampliar diálogo com população: metas do novo gestor de Serviços Públicos

Desde que assumiu a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) no dia 5 deste mês, Kairan Rocha tem separado uma parte da sua agenda diária para visitar os diferentes equipamentos que estão sob a responsabilidade da nova pasta.

Conhecendo de perto os diversos setores e a gama de tarefas que cabem à Sesep, ele pretende, além de propor melhorias para atividades rotineiras, como limpeza de vias e manutenção das feiras livres e cemitérios públicos, implementar na secretaria a experiência que deu certo quando era responsável pela Secretaria Municipal de Administração. “Modernização dos sistemas de controle interno e de gestão, que visam garantir maior transparência das nossas ações e melhor diálogo com a sociedade e com os órgãos de controle, a exemplo do Ministério Público”, explica.

Kairan também destacou a necessidade de um recadastramento dos permissionários que atuam nas feiras livres e mercados municipais e dos ambulantes que trabalham na cidade. “A gente não quer proibir ninguém de trabalhar, mas sim identificar essas pessoas para organizar da melhor forma o trabalho delas”, explicou.

Outra novidade deve ser a atração de investidores para implantação de Planos Municipais de Parcerias Público-Privadas (PPPs) focados na coleta e gestão de resíduos sólidos e na melhoria da iluminação pública, que garantirá a ampliação iluminação por LED no município.

O secretário de Serviços Públicos também mencionou o novo cemitério, implantado em uma área de 22.500 m² e capacidade para 1.164 jazigos na primeira etapa. Situado na localidade conhecida como Santa Luzia, na BA 262, que liga Vitória da Conquista a Anagé, o novo cemitério contará ainda com espaço para velórios. Kairan que viabilizar a liberação do cemitério o mais rápido possível, já que os espaços existentes estão com lotação esgotada, especialmente o cemitério do Kadija.

Curral municipal e aquisição de equipamentos
O curral municipal, para onde são recolhidos os animais de grande porte apreendidos nas vias públicas, com risco de causar acidentes, é outro equipamento que terá atenção especial da Sesep. “Pretendemos ampliar nosso diálogo com a Secretaria do Meio Ambiente e viabilizar, além de um ambiente mais adequado, o acompanhamento de um médico veterinário, porque infelizmente muitos dos animais chegam ali debilitados, pois, na maioria das vezes, foram abandonados pelos seus donos”, lamentou Kairan.

O secretário ainda ressaltou medidas tomadas para ampliação dos serviços de limpeza e roçagem das ruas, avenidas, praças e terrenos baldios após as últimas chuvas. “Temos cinco tratores, dois que estavam parados e tinham ido para manutenção, esta semana começam a rodar. Também estamos adquirindo novas máquinas de roçagem manual e seguimos com a força-tarefa formada pelas equipes que todos os dias trabalham nas ruas para que, até o final de janeiro, consigamos suprir essas demandas”, finalizou.

Advertisement