Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Rural avaliam projeto de semana do leite*

Vitória da Conquista deve incluir em seu calendário anual de eventos a Semana Municipal do Leite. Projeto nesse sentido deve ser apresentado à Câmara de Vereadores este semestre. A ideia é que a semana ocorra no mês de março, com a promoção de seminários, oficinas, treinamentos e outras ações para incentivar o desenvolvimento da cadeia de laticínios em toda a região Sudoeste.

Para discutir o assunto, reuniram-se na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), na tarde desta segunda-feira (24), o titular da pasta, Marcos Ferreira, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Luís Paulo Santos, o presidente da Associação dos Produtores de Leite do Sudoeste da Bahia (Aprosulba), George Augusto, e o vereador Ivan Cordeiro, que será o autor da proposição à Câmara Municipal.

“Para que a gente movimente esse setor, a ideia não é só treinar ou palestrar livremente sobre o setor pré-existente, mas é, sim, organizar e apoiar efetivamente. Desenvolvimento econômico é isso: crescer de forma estruturada, apoiada pela Prefeitura e pelos agentes tão importantes da cultura leiteira, para que Vitória da Conquista seja também um líder neste setor, um dínamo da bacia leiteira na região Sudoeste”, explicou Marcos Ferreira.

Para Luís Paulo Santos, a iniciativa tem muito a contribuir com o desenvolvimento do setor no município e será um divisor de águas para a cadeia produtiva local. “É algo importante para a nossa região, para os pequenos e grandes produtores de leite, será um marco para Vitória da Conquista”, disse.

Antes e durante a tramitação do projeto de criação da Semana do Leite na Câmara de Vereadores os atores envolvidos na proposta se reunirão semanalmente na SMDE, para dar avanço às discussões, que também devem englobar representantes de cooperativas e produtores.

Participaram também da reunião o coordenador da Coordenação Socioprofissional e de Apoio à Indústria e Comércio, Paulo Williams Rocha, e o coordenador de Fomento à Agricultura Familiar da SMDR, Eduardo Castro.

Advertisement